05 de Dezembro – Caminhada de Sobral de Monte Agraço – Forte do Alqueidão

0

O CAAL associa-se às Comemorações do Bicentenário das Invasões Francesas, organizando uma actividade nas Linhas de Torres, monumento emblemático da defesa do País em face do invasor estrangeiro. 

Há mais de vinte anos que o CAAL percorre estas paragens, no encalço da marcação de um Percurso de Grande Rota que, neste momento, está em curso de reimplantação, com alguns troços já de novo sinalizados pelos municípios, como é o que vamos percorrer e liga o Forte de Alqueidão a Pêro Negro.

A Marcha dos Fortes ®, cuja 6ª edição se realizou no passado mês de Outubro, é disso um exemplo, a par da marcação efectuada em 1989 do GR-4 pelo CAAL, ao longo de toda a 2ª linha, ligando o Tejo ao Oceano Atlântico, cujas marcas ainda hoje são visíveis no caminho. 

Será um dos últimos passeios do ano e nada melhor do que organizá-lo na bela região Oeste, com início no Sobral de Monte Agraço, a subida ao Forte do Alqueidão – posto de comando das Linhas de Torres, seguindo depois por Moitelas, por caminho sinalizado, até Pêro Negro, onde vamos relembrar Wellington, o grande estratega inglês desta guerra, no seu imponente Quartel General na Quinta dos Freixos. 

Também visitaremos os Fortes da Enxara dos Cavaleiros, o Forte Grande e o Forte Pequeno, recentemente recuperados, que se situavam entre a 1ª e 2ª linhas de fortificações, tendo como objectivo estratégico a defesa da estrada Torres Vedras – Cabeço de Montachique e o Q.G. de Wellington.  

Neste passeio, os companheiros não irão mais esquecer os trabalhos notáveis de limpeza e recuperação dos fortes, levados a cabo pelos municípios em cujo território se desenvolvem as Linhas de Torres, com a colaboração imprescindível do Exército Português.

É imperioso que não falhem esta actividade, dada a oportunidade da sua realização. 

Connosco estará um grupo de amigos do GEM (Grup Excursionista de Mallorca), que tão galhardamente nos receberam em Palma de Maiorca, o ano passado, e que vamos acolher com a amizade que nos merecem. 

Recomendações: Dada a época do ano, é possível encontrar caminhos algo enlameados, pelo que se recomenda o uso de botas. 

Cartografia: Folhas 389 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Concentração: Às 09h30 no Pero Negro (acesso muito fácil pela A8, saída 6 Sobral de Monte Agraço, virar à esquerda, 800m e depois é logo ali..), junto ao café Palmeira (fechado).

O transbordo para Sobral de Monte Agraço (início da actividade) será efectuado de autocarro.

O Clube não assegura o regresso ao Sobral aos companheiros que, por motivos pessoais, aí venham a iniciar a actividade.

A Inscrição é no local da concentração; desta vez não organizamos autocarro…

Preços:Adultos: 5€ Menores 21: Grátis

Contactos do CAAL

Telefone: 21 778 83 72

Fax: 21 778 83 67

Telemóvel: 96 629 52 60 (apenas durante as actividades) 

Email: caal@mail.telepac.pt

Web: www.clubearlivre.org

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta