Livro “Portugal a Pé”

0

“Se toda a gente anda a viajar e a escrever sobre todos os cantos do mundo, pensei então, porque não revisitar o interior do meu país a pé e escrever sobre o que vou encontrando pelo caminho?»

Em Fevereiro de 2008, o jornalista Nuno Ferreira iniciou a pé, em Sagres, um longo e demorado périplo pelo que é habitualmente designado “Portugal profundo”. Ao longo de mais de dois anos, com percalços e interrupções pelo meio, enquanto passava por vagabundo, contrabandista ou peregrino a Fátima, redescobria um país esquecido, muitas vezes entregue a si próprio, a lutar desesperadamente contra a desertificação.

A caminhar do Algarve ao Minho pelo interior dos interiores, pôde ir observando Portugal, atento aos pormenores: uma partida de futebol num campo pelado, um funeral, a partida para a pesca de uma traineira sobrevoada por gaivotas, a azáfama de um restaurante de estrada repleto de camionistas, um idoso lavrando com a ajuda do burro a última das courelas transmontanas.

Pelo caminho, foi encontrando e conversando com aqueles que teimam em viver longe das grandes cidades e mantêm viva a chama das tradições culturais e do regionalismo: músicos, artesãos, poetas populares, aldeões guardadores da memória de um povo.

Foi redescobrindo também as belezas escondidas do país: Vales estreitos entre fragas em São Macário, cascatas perdidas na Serra de São Mamede, lameiros entre as águas bravias e geladas de rios transmontanos como o Maçãs ou o Sabor, searas ondulantes e douradas na planície alentejana, garranos à solta entre a névoa da Serra Amarela.

Portugal pela lupa nostálgica de Nuno Ferreira é assim: Mal gerido mas definitivamente muito bonito.

Sobre o autor: Natural de Aveiro (1962), Nuno Ferreira licenciou-se em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa. Foi colaborador permanente do semanário Expresso de 1986 a 1989, ano em que ingressou nos quadros do jornal Público (até 2006). Em cerca de 25 anos de carreira, fez todo o tipo de reportagens de cariz social. Entre outros prémios, recebeu o Prémio de Jornalismo de Viagem do Clube de Jornalistas do Porto (1996) com o trabalho «Route 66 a Estrada da América», que lhe valeu também uma menção honrosa da Fundação Luso-Americana. O Prémio de Jornalismo de Viagem do Clube Português de Imprensa (1997) com o trabalho «A Índia de Comboio». Em 2007, foi autor juntamente com Pedro Faria do livro «Ao Volante do Poder», publicado pela editora Bertrand. Actualmente colabora com as revistas “Café Portugal” e “Epicur”.

Título: Portugal a Pé

Autor: Nuno Ferreira

Edição: Vertimag

Fotografia: Nuno Ferreira

Revisão: Flávio Gonçalves

Mapas: Sofia Krupenski

1ª edição: Novembro de 2011

Tiragem da 1ª edição: 5 mil exemplares

Página oficial Portugal a Pé: http://portugalape.blogspot.com/ Crónicas do Nuno Ferreira: http://www.cafeportugal.net/pages/dossier_artigo.aspx?id=4074

Lançamentos:

FNAC Porto

1 de Dezembro, 18h30

NorteShopping – Loja 206

Rua Sara Afonso, 205, – Porto

FNAC Coimbra

4 de Dezembro, 19h00

Fórum Coimbra – Loja 1.03

Quinta de São Gemil

Planalto Sta. Clara – Coimbra

Casino da Figueira

6 de Dezembro, 18h30

Rua Dr. Calado, nº 1 – Figueira

Fnac Colombo – Lisboa

7 de Dezembro, 18h30

Centro Comercial Colombo

Avª Lusíada – Loja A – 103 – Lisboa

Fnac Guimarães

10 de Dezembro, 21h30

GuimarãeShopping, loja 413

Alameda Dr. Mariano Felgueiras

Fnac Algarve

14 de Dezembro, 18h30

Algarve Shopping

Lugar da Tavagueira, Loja A 006/105 – Guia

Corpo Nacional de Escutas (CNE)

12 de Dezembro, 19h00

Auditório da Sede Nacional

Rua D. Luis I, nº 34 – Lisboa(perto de Santos)

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta