A paisagem litoral é muito agradável em particular nesta época de Verão.
A Serra de Sintra e a sua orla marítima constituem uma zona de grande interesse ecológico e cultural, devido às suas características geomorfológicas, florísticas e paisagísticas.
Forte presença do oceano, dunas e um clima solarengo que lhe conferem uma luminosidade distinta. Forte identidade associada à ocorrência de fenómenos geológicos naturais raros, à presença de aglomerados urbanos circunscritos e à possibilidade de praticar desportos aquáticos como o surf e windsurf na Praia do Guincho. Importantes habitats no contexto nacional e europeu.
A costa Cascais – Guincho – arribas rochosas baixas e praias de areia – apresenta-se pontuada por fortes, faróis e restaurantes.
Destaque para o campo de lapiás costeiro, a Boca do Inferno, conjunto de fortes baterias e faróis e a marina de Cascais.
Sobre um relevo suave, que desce gradualmente até ao mar instalou-se o sistema dunar Guincho-Oitavos. O Raso, plataforma de abrasão calcária, coberta de areia, aloja importantes habitats. Local exímio para a observação da avifauna marinha. Vistas panorâmicas únicas sobre o Cabo da Roca, a Serra de Sintra e o Atlântico.
Os elementos mais significativos são: a chaminé vulcânica na praia do Guincho, o sistema dunar Guincho-Oitavos e a duna consolidada de Oitavos.
Destaque também para as Dunas da Cresmina uma área de 66 hectares, e visa a restauração e proteção de um sistema natural
singular no concelho, tratando-se da única zona de reserva integral do Parque Natural de Sintra-Cascais. Por ter este estatuto, o Sistema Dunar Cresmina-Guincho é uma área de proteção máxima. Para organizar o acesso pedonal à Duna, foram instalados passadiços sobrelevados, marginais à área de proteção total e com plataformas para paragem e observação por parte dos visitantes. De forma a evitar a entrada de veículos, a vedação sul será permanente, travando assim a constante destruição de espécies autóctones, como a raiz-divina (Armeria welwitschii) ou a sabina-da-praia (Juniperus turbinata). Foram também implementadas ações de recuperação da vegetação local, nomeadamente através da remoção de espécies exóticas invasoras (como o chorão – Carpobrotus edulis), e da plantação de espécies autóctones (como o estorno – Ammophila arenaria).
Data do evento: 1 de Setembro (Sábado) de 2012.
Local de encontro: Em frente á estação da CP de Cascais.
Em alternativa encontro no Lumiar em frente ao supermercado Europa às 14h ou Sete Rios às 14h15m. Há possibilidade de boleia a partir de Lisboa (Lumiar) e partilha de custos da deslocação para quem necessitar.
Hora de encontro: 15h.
Hora de início da caminhada: 16h.15m
Hora de fim da caminhada: 20h30m.
Percurso: Linear, partida de Malveira da Serra e chegada a Cascais. Em Cascais tomaremos o autocarro para a Malveira da Serra às 15h25m, para aí darmos início à caminhada. Durante o passeio pedestre pelo Abano, Guincho, circuito das dunas da Cresmina, Cabo Raso, Oitavos, Boca do Inferno e por fim Cascais.
Na praia do Guincho será feita uma paragem de 30 minutos para descanso, comer ou mesmo para se dar um mergulho.
Distância: 17 km.
Grau de dificuldade: Médio.
Preço do programa: 7 € (inclui transporte de autocarro de Cascais para a Malveira da Serra).
A atividade está coberta por seguro.
Conselhos:
– Uso de calçado confortável e com boa aderência aos solos, próprio para caminhadas;
– Uso de vestuário adequado ao tempo;
– Alimentação: trazer farnel e água;
– Não se afastar do grupo;
– Deixar o lixo nos locais apropriados;
– Respeitar a vida selvagem e não perturbar a tranquilidade local;
– Respeitar a propriedade privada e os campos cultivados.
– O tempo vai estar quente, portanto trazer protetor solar e chapéu. Levar também toalha de praia e fato de banho, pois o tempo quente convida a um mergulho.
Para inscrição enviar mail para caminhoscomcarisma@gmail.com