- Passear.com - https://www.passear.com -

Fórum Peregrino na Eurocidade Valença Tui

As peregrinações para Santiago de Compostela vão estar em debate no Fórum Peregrino, um encontro internacional, a decorrer na Eurocidade Valença Tui, entre 28 e 30 de Setembro. [1]

Este será um espaço aberto, de encontro e de diálogo, entre peregrinos, de diferentes lugares e uma oportunidade para uma reflexão sobre a peregrinação jacobeia e o Caminho de Santiago.

No encontro serão debatidas as motivações de peregrinar, o caminho como itinerário ou a catedral como meta, a hospitalidade ou alojamento, a credencial ou Compostela e a assistência ao peregrino.

O fórum surgiu como forma de celebrar o 25º aniversário da declaração do Caminho de Santiago como primeiro itinerário cultural europeu e também de adiantar as comemorações da descoberta do sepulcro do Apóstolo, agendadas para 2013.

Os Caminhos de Santiago são uma das marcas da identidade de Valença, ponto de referência e de confluência do Caminho Central e do Caminho da Costa, respeitantes ao Caminho Português para Santiago de Compostela.

Em Fontoura o Senhor dos Caminhos e o Cruzeiro Setecentista, em Cerdal a ponte romano/medieval, em Arão o lugar de Albergaria e em Valença a Fortaleza, a Pedra Jacobeia do Cais e a Ponte Internacional, são marcas da história e simbologia jacobeia em Valença.

O Albergue de São Teotónio é um espaço de apoio e acolhimento aos peregrinos para Santiago e Fátima e referência nos caminhos de peregrinação.

Para Jorge Salgueiro Mendes, “Em Valença sente-se o espírito do caminho. Na ponte internacional sente-se a magia de estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, numa paisagem única com a Fortaleza atrás e a catedral de Tui em frente”.

A iniciativa do fórum é dos Espaço Jacobeus, em parceria com a Iacobus da Galiza e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e do Concello de Tui.