- Passear.com - https://www.passear.com -

Póvoa do Varzim aposta no turismo religioso com concurso de fotografia

Os prémios relativos ao concurso de fotografia “À descoberta do património religioso da Póvoa de Varzim” foram já revelados.

[1]

D.R.

No passado dia 11 de Janeiro, no Posto de Turismo, foram entregues os prémios quer na categoria Estudantes, onde o primeiro lugar coube a Ana Sofia Guimarães, quer na categoria Geral, cujo vencedor foi Tiago Sousa. Mais abaixo, conheça os segundos e terceiros lugares e as menções honrosas.

Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro do Turismo, informou que “o turismo religioso em Portugal envolve cerca de sete milhões de pessoas/ano e, gerando receitas anuais de 700 milhões de euros. A visita aos locais religiosos está hoje a alterar-se também em função dos novos espaços criados, atraindo o turista cultural”. A autarca acrescentou que “consciente desta realidade pretende a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em parceria com todos os agentes turísticos locais, fazer uma clara aposta na promoção e valorização dos locais religiosos enquanto destinos de relevância turística: o arranjo urbanístico de zonas envolventes de algumas das nossas Igrejas, o Congresso Internacional de Turismo Cultural e Religioso, realizado em 2008, o Concurso de Arquitetura Religiosa – “Arquitetura em Lugares Sagrados”, realizado em 2010, e a recente colocação de sinalética turística junto a alguns dos principais monumentos de origem religiosa, são alguns exemplos de intervenções da autarquia neste domínio. A cerimónia de entrega de prémios insere-se em mais uma iniciativa de promoção do turismo religioso da Póvoa de Varzim”. No Portal Municipal poderá conhecer as imagens vencedoras deste concurso fotográfico “À descoberta do património religioso da Póvoa de Varzim”.

O concurso esteve dividido em duas categorias: público em geral e estudantes do ensino secundário, não sendo admitidos a concurso fotógrafos profissionais, decorreu nos dias 9 e 10 de novembro e contou com a participação de mais de cem pessoas.

Categoria – Estudantes

1º lugar: Ana Sofia Monteiro Guimarães

2º lugar: Catarina Proença Fernandes Ramalho Amaro

3º lugar: Maria do Sameiro Santos Maravalhas

Menções Honrosas:

Ana Alexandra Teixeira Veiga Coelho

Beatriz da Costa Ferreira

João Diogo Rajão da Cunha P Martins

Laura Ivaskevicinte

Maria Bessa Martins Diniz

Maria Inês Salgueiro Sales Silva

Miguel dos Santos Ferreira

Categoria – Geral

1º lugar: Tiago André Martins Santos Sousa

2º lugar: Adolfo Manuel Pires de Moura Borges

3º lugar: Francisco Javier Pezo Lazcano

Menções Honrosas:

Helder Edgar Pereira

Joaquim Manuel Marinho Castro

Rui Tiago Loja Mota