24 de Fevereiro – Visita guiada á Quinta da Regaleira e passeio pedestre em Sintra

0

A Quinta da Regaleira constitui um dos mais surpreendentes monumentos da Serra de Sintra. Situada no termo do centro histórico da Vila, foi construída entre 1904 e 1910, no derradeiro período da monarquia.

Os domínios românticos outrora pertencentes à Viscondessa da Regaleira, foram adquiridos e ampliados pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920) para fundar o seu lugar de eleição. Detentor de uma fortuna prodigiosa, que lhe valeu a alcunha de Monteiro dos Milhões, associou ao seu singular projeto de arquitetura e paisagem o génio criativo do arquiteto e cenógrafo italiano Luigi Manini (1848-1936) bem como a mestria dos escultores, canteiros e entalhadores que com este haviam trabalhado no Palace Hotel do Buçaco.

Homem de espírito científico, vastíssima cultura e rara sensibilidade, bibliófilo notável, colecionador criterioso e grande filantropo, deixou impresso neste livro de pedra a visão de uma cosmologia, síntese de memória espiritual da humanidade, cujas raízes mergulham na Tradição Mítica Lusa e Universal. A arquitetura e a arte do palácio, capela e demais construções foram cenicamente concebidas no contexto de um jardim edénico, salientando-se a predominância dos estilos neo-manuelino e renascentista.

O jardim, representação do microcosmo, é revelado pela sucessão de lugares imbuídos de magia e mistério. O paraíso é materializado em coexistência com um inferius – um dantesco mundo subterrâneo – ao qual o neófito seria conduzido pelo fio de Ariadne da iniciação.

Concretiza-se com estes cenários a representação de uma viagem iniciática, qual vera peregrinatio mundi, por um jardim simbólico onde podemos sentir a Harmonia das Esferas e perscrutar o alinhamento de uma ascese de consciência que viaja pelas grandes epopeias. Nele se vislumbram referências à mitologia, ao Olimpo, a Virgílio, a Dante, a Camões, à missão templária da Ordem de Cristo, a grandes místicos e taumaturgos, aos enigmas da Arte Real, à Magna Obra Alquímica. Nesta

sinfonia de pedra revela-se a dimensão poética e profética de uma Mansão Filosofal Lusa. Aqui se fundem o Céu e a Terra numa realidade sensível, a mesma que presidiu à teoria do Belo, da Arquitetura e da Música, que a concha acústica do Terraço dos Mundos Celestes permite propagar pelo infinito.

Programa:

10h: visita guiada á Quinta da Regaleira. Ver vídeo para visita virtual: http://cliente.digisfera.pt/regaleira-2.8/video/

12h: Passeio pedestre por Sintra património mundial.

Distância: 13 km; grau de dificuldade: médio; percurso circular. Possibilidade de se fazer apenas 6 ou 8 km.

15h30m: Fim de programa

Data do evento: 24 de Fevereiro (Domingo) de 2013.

Local de encontro: Palácio da vila de Sintra (Coordenadas GPS: N38º47’49” W09º23’26”) ou entrada da Quinta da Regaleira (Coordenadas GPS: N 38° 47′ 45.4452″ , W 9° 23′ 51.0972″).

Em alternativa o local de encontro pode ser no Lumiar em frente ao supermercado Europa às 8h30 ou Sete Rios às 8h45m em frente ao portão principal do ZOO para quem precisar de boleia.

Como chegar ao ponto de encontro: Seguir indicações de Sintra e depois ir para o centro da vila. Procurar o palácio da vila (o que tem as 2 chaminés grandes em forma de cone).

Para estacionar o carro recomenda-se no estacionamento gratuito junto ao Museu Anjos Teixeira. Quando se chega no edifício da Câmara Municipal voltar para baixo e seguir as indicações do Museu ou junto ao palácio da Vila voltar á direita, passar o Hotel Tivoli e voltar á direita na placa que diz Parque de estacionamento.

Hora de encontro: 9h30m.

A atividade está coberta por seguro.

Para inscrição enviar mail para caminhoscomcarisma@gmail.com

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta