- Passear.com - https://www.passear.com -

Exposição Máscara Ibérica e Máscara em Portugal

Miranda do Douro recebe a Exposição “Máscara Ibérica e Máscara em Portugal”, de 27 a 31 de agosto. As exposições serão distribuídas por três equipamentos culturais situados na zona histórica de Miranda do Douro, e funcionaram em rede com duas outras exposições da “Mascara Ibérica” localizadas em Lamego e Mogadouro, sendo necessário a visita ao conjunto das exposições para se poder ter uma informação global sobre os rituais da Máscara na Península Ibérica e em particular no nosso País. [1]

Em Miranda do Douro, pudesse visitar um núcleo exposicional na Biblioteca Municipal, onde vão estar presentes as máscaras de Miranda do Douro, Vinhais, Entrudos do Centro de Portugal e das regiões das Astúrias e Cantábria em Espanha. Na Casa da Música e na Casa da Cultura, vão estar imagens das festas portuguesas, originais de uma exposição que já representou Portugal em vários continentes como a exposição mundial de 2005 em Aichi – Japão, as comemorações da chegada da família real a cidade da Bahia – Brasil ou o campeonato Europeu de Futebol realizado na Suíça.

As exposições vão estar patentes até final de Agosto e são compostas por uma seleção de imagens, recolhidas nas mais variadas festas da Península Ibérica, e tem como objetivo ilustrar o Homem por trás da Máscara. As exposições exibem ainda máscaras e trajes originais portuguesas, predominantemente oriundas do Nordeste Transmontano.

Recorde-se que a exposição “Mascara Ibérica” integra o projeto homónimo que tem como objetivo o estudo e a valorização das festas dos rituais da máscara em toda a Península Ibérica, um trabalho de pesquisa e investigação iniciado em 2006, que em 2016 se traduz na publicação do terceiro volume do livro “Máscara Ibérica”.

O “Máscara Ibérica” é da responsabilidade da Progestur e tem o apoio de vários municípios tais como Miranda do Douro, Mira, Mogadouro, Lamego, Siero (Espanha) e de entidades como o INATEL, contando ainda com a colaboração próxima de organismos culturais e académicos nacionais e espanhóis.