- Passear.com - https://www.passear.com -

PR Corte de Ouro, o Algarve profundo

Durante a realização da terceira edição do Festival de Caminhadas do Ameixial tive a oportunidade de efetuar o PR Corte de Ouro. Trata-se de uma Pequena Rota, com cerca de 12 km, muito interessante ao nível paisagistico, cultural e de fauna. [1]

Texto e fotografia: Vasco de Melo Gonçalves

Os campos do Algarve interior, durante a Primavera, são de uma beleza indescritível em virtude da abundante flora silvestre.

O percurso circular que tive a oportunidade de efetuar, em plena Serra do Caldeirão, tem a virtude de misturar a beleza paisagistica com algum património edificado. Como a grande maioria das regiões interiores, a destificação é uma realidade e, nos 12 km de extensão do percurso apenas encontrei um pastor com o seu rebanho e duas ou três pessoas na passagem por um monte. Na zona de Corte de Ouro e Ameixial a agricultura tinha um peso muito forte na economia local mas, hoje em dia, essa mesma agricultura desapareceu e apenas restam alguns vestígios desse passado!

[2]A Azenha do Pizão, pelas inscrições deverá ser do século XIX, faz parte desse passado agrícola e está num elevado estado de degradação. Junto à azenha temos um forno totalmente construido em pedra.

[3]

Anta do Beringel

De um passado mais longinquo temos a Anta do Beringel, um dos pontos de interesse neste percurso. Segundo informação recolhida no site da C.M. de Loulé, “…Na Freguesia do Ameixial podem ser visitados dois monumentos megalíticos. São monumento funerários (dedicados ao culto dos mortos) construídos com elementos de pedra de grandes dimensões. Não se trata de sepulcros individuais, mas sim colectivos, que se pensa servirem uma comunidade. Este tipo de monumentos generalizou-se a partir do período neolítico, época em que as populações se sedentarizam, demonstrando a grande importância que a morte assumia para estas sociedades. Os monumentos pertencentes à Freguesia do Ameixial inserem-se num conjunto mais vasto de monumentos deste tipo, que se estende aos concelhos de Tavira e Alcoutim. O megalitismo pode assumir várias formas, desde o simples menir (podemos apreciar um exemplar no Centro Interpretativo de Arqueologia de Salir) até formas mais complexas como antas (ou dólmen) e tholoi.

As antas caracterizam-se por possuir uma pedra de grande dimensão (conhecida como chapéu) colocada horizontalmente sobre um conjunto de pedras colocadas na vertical (denominadas esteios), formando uma área fechada designada por câmara funerária. Muitas vezes existe um corredor de acesso à câmara funerária, o qual é formado por esteios de menor dimensão. Originalmente esta estrutura seria coberta por uma grande quantidade de terra e pedras, a qual se designa por mamoa outumulus”.

No final do percurso e junto à povoação podemos observar diversos palheiros tradicionais e recuperados.

A visão de um caminhante

[4]

Palheiro, fotografia de Jorge Duarte

Jorge Duarte, um utilizador do Wikiloc, já efetuou a caminhada de Corte de Ouro em Abril de 2014 e deixou este comentário: “Mais um dos percursos sinalizados na freguesia de Ameixial, município de Loulé, em plena serra do Caldeirão. É um percurso muito bonito. Logo no início, em Corte do Ouro, pode observar-se um palheiro tradicional desta área. É um estrutura circular em xisto, com cobertura de palha. Os campos nesta altura do ano estão muito bonitos, pudendo observar e ouvir algumas aves, Rouxinóis, papa-figos, gaios, trepadeiras-azuis, chapins, etc. Destacam-se ainda, algumas construções utilizando técnicas e materiais desta região, bem como um moinho de água, que apesar de estar em ruína, apresenta características dignas de observar. A pastorícia de ovinos e caprinos é uma presença muito forte nesta área”.

[5]

Orchis champagneuxii

Flora

Ao nível da paisagem, o sobreiral (Quercus suber) domina recheado de estevas (Cistus ladanifer), sargaços (Cistus monspeliensis), rosmaninho (Lavandula stoechas) e medronheiros (Arbutus unedo).

[6]Informações úteis

Ficha do Percurso

Nome: PR Corte de Ouro

Localização: Freguesia do Ameixial, concelho de Loulé

Coordenadas de GPS: -7.93169 W 37.35101 W

Tipo: Circular

Sinalizado: Sim

Extensão: 12 km

Dificuldade: Médio

Duração: 3 a 4 horas.

Junta de Freguesia do Ameixial: 289647169

GNR de Loulé: 289410498

[mappress]