- Passear.com - https://www.passear.com -

Caminhada de Inverno: A fotografia como objetivo

O percurso que hoje proponho possui uma grande beleza natural e desenvolve-se ao longo do pequeno rio Safarujo.

Texto e fotografia: Vasco de Melo Gonçalves [1]

Trata-se de um pequeno percurso, ao nível da extensão, com um grau de dificuldade baixo para que a nossa energia seja canalizada para a fotografia e observação de aves.

Como é normal na região saloia, ao longo dos cursos de água desenvolve-se uma intensa atividade agrícola que proporciona imagens fotográficas equilibradas devido aos seus padrões geométricos. Por outro lado, esta atividade agrícola serve também de alimento a inúmeros pequenos mamíferos e invertebrados criando uma cadeia alimentar para as aves e, em especial, para as rapinas.

[2] [3] [4]Nesta minha saída optei por utilizar apenas uma máquina fotográfica, equipada com uma lente simples (Micro 60mm) e, um binóculo Steiner SkyHawk Pro 10×32. Ao longo dos últimos tempos tenho simplificado os processos e preocupo-me mais com a observação da paisagem e dos seus elementos e, menos com a tecnologia para a captar ou observar. Assim, a mochila vai mais leve e o ato de fotografar fica mais fácil!

A época de Outono/Inverno é, para mim, uma das mais interessantes para fotografar devido às tonalidades das folhas das árvores, à floração de Outono, às árvores de folhas caducas, ao verde dos prados e à luz ténua e rasante.

O percurso que escolhi possui dois “cenários” distintos. O início e o final do mesmo ocorre junto à foz do rio Safarujo onde, a massa de água alarga permitindo, desta forma, obter interessantes fotografias do reflexo da vegetação que se desenvolve ao longo das margens. Neste sector do percurso podemos observar aves aquáticas como o pato-real (Anas platyrhynchos).

O segundo cenário é dominado por uma paisagem agrícola circundada por pinheiros, eucaliptos, choupo-branco e sobreiros. Ao nível das aves avistei gralhas (Corvus monedula), graças-brancas (Egretta garzetta), águia de asa-redonda (Buteo buteo) e um peneiro vulgar (Falco tinnunculus) .

[5]Rio Safarujo

O rio (ou ribeira) de Safarujo é um rio que nasce na Malveira (Mafra), atravessa a Tapada de Mafra, passa por Sobral da Abelheira e tem a sua foz no Oceano Atlântico, na Praia de São Lourenço em Ribamar.

[6]Ficha do Passeio

Tipo: Circular

Local: Praia de São Lourenço, Ericeira/Ribamar

Distância: 6 km

Grau de dificuldade: Fácil

Sinalizado: Não

Descarregar Track de GPS em: http://ridewithgps.com/routes/11343707 [7] [8]

[mappress][mappress]