- Passear.com - https://www.passear.com -

Quechua Forclaz 200 Rain

Polivalência de utilização

O casaco de caminhada Forclaz 200 Rain (3 em 1) foi concebido para o praticante de caminhada em montanha, para proteção da chuva, vento e frio, ajustando o calor em função do esforço. [1]
Texto: Vasco de Melo Gonçalves Fotografia: Decathlon e Passear

Estamos perante um equipamento com uma boa relação qualidade / preço e para uma utilização diversificada. Tive a oportunidade de experimentar este casaco em quatro dias diferentes e tipos de caminhadas diferenciadas.

[2]

1ª Caminhada

[3]No primeiro dia (12km), iniciei a caminhada com uma temperatura a rondar os 8º. O perfil do percurso era ligeiramente ondulado, ao longo do rio Vez, sem grandes exigências físicas. Optei por utilizar as duas camadas no início, abrindo os fechos de ventilação situados por debaixo dos braços. O controlo da temperatura do tronco era feito através da fecho central principal. Com cerca de duas horas de caminhada optei por retirar o enchimento pois, a temperatura do corpo começava a ser elevada. Já com apenas o casaco e uma primeira camada consegui efetuar uma caminhada confortável com um bom controlo da temperatura e transpiração do corpo e proteção do vento (geralmente fraco!). Durante todo o trajeto o céu esteve enublado.

[4]2ª Caminhada

[5]Na segunda caminhada efetuada na Serra da Peneda, o perfil da mesma foi completamente diferente.

No início, uma subida constante com nevoeiro e a temperatura a rondar os 6 e 7º.

Optei por iniciar a caminhada com o casaco completo e uma primeira camada. Fiz a subida tentando controlar a temperatura e transpiração do corpo abrindo e fechando o fecho principal e os fechos por debaixo dos braços. Utilizei os velcros, no casaco principal pois, durante a subida caiu cacimba com alguma intensidade.

O conjunto mostrou-se confortável e eficiente. Contudo, prolonguei demais a utilização do casaco interior e só o retirei quando desapareceu a neblina. Como resultado do esforço final da subida, entre a primeira camada e o casaco interior o suor acumulou-se e fiquei desconfortável. Devia ter retirado o casaco interior mais cedo!

3ª Caminhada

[6]A terceira caminhada, na Serra do Gerês, foi feita com condições meteorológicas excelentes. Céu limpo e uma temperatura inicial de 13º.

Optei por não utilizar o casaco interior ficando apenas com o exterior e uma primeira camada. O perfil da caminhada, no início, uma subida e uma descida complicadas ao nível do esforço devido ao trilho ser composto essencialmente por rochas e pedras. A escolha da composição casaco exterior e primeira camada mostrou ser a certa. Mais uma vez utilizei as aberturas dos fechos para controlar a temperatura. A passagem por trilhos estreitos e repletos de vegetação deu para testar a resistência do casaco exterior à vegetação mais agreste nunca tendo ficado “preso” numa silva.

4ª Caminhada

[7]A quarta caminhada, com 7,5 km de extensão, foi efetuada com uma chuva miudinha e, por vezes, mais forte. Devido à temperatura e à pouca exigência física do percurso, optei por utilizar apenas o caso exterior (com os fechos debaixo dos braços parcialmente abertos) e uma primeira camada. O casaco teve um bom comportamento com chuva e o capuz protege bem e possui diversas afinações. Realmente, quando bem equipado (complementei o casaco com umas calças impermeáveis Forclaz 100 que apresentarei na próxima edição), é bem interessante efetuar caminhadas com chuva! Não tive qualquer problema com a transpiração.

[8]A minha opinião

O Quechua Forclaz 200 Rain é um equipamento com uma boa relação qualidade / preço e suficientemente versátil, o que permite abordar qualquer tipo de caminhada em diferentes ambientes físicos e meteorológicos. Achei o casaco confortável e com os bolsos suficientes e bem distribuídos. Os fechos por debaixo dos braços abrem e fecham sem qualquer dificuldade.

Benefícios do produto segundo a Decathlon:

Impermeabilidade – Tecido ripstop 2 camadas membrana NOVADRY (8000 mm). 100% de costuras estanques.

Calor: Casaco interior acolchoado 120 g/m2 para uma excelente proteção contra o frio.

Ventilação: Fechos de ventilação sob os braços: permitem limitar a condensação.

Respirabilidade: Membrana resistente à água NOVADRY (RET=12): permite eliminar a transpiração.

Modularidade: Casaco 3 em 1: Casaco interior acolchoado amovível c/ fechos. Capuz removível.

Ficha

[9]Marca: Quechua

Modelo: Forclaz 200 Rain (3 em 1)

Peso: 1 310 g no tamanho L

Tamanhos: do S ao XXXL

Preço: 99.90 Euros

Comercialização: Decathlon

Mais informação: http://www.decathlon.pt/casaco-forclaz200-rain3em1h-id_8343541.html [10]