- Passear.com - https://www.passear.com -

Recuperadas Salas de D. Manuel II no Palácio Nacional da Pena

Salas vão voltar a fazer parte do circuito de visita do Palácio

Será instalada exposição comemorativa do bicentenário do nascimento de D. Fernando II

Sala da Telegrafia e Sala de Fumo também alvo de intervenções

[1]

Salas D.Manuel II / Creditos: PSML - Wilson Pereira

Começou em fevereiro o processo de recuperação integral das Salas de D. Manuel II, no Palácio Nacional da Pena. A degradação das salas, situadas no 3º piso do Torreão do Palácio Nacional da Pena, impediu que estas fossem incluídas no percurso expositivo do Palácio ao longo dos últimos anos. A obra tem um custo de cerca de 40.000 euros e a duração prevista de quatro meses, no final dos quais os cinco espaços que constituem as Salas de D. Manuel II serão devolvidos ao circuito de visita.

[2]Um dos objetivos da intervenção é substituir as cores fortes (como o azul, o verde e o vermelho) utilizadas nas paredes dos espaços, que foram aplicadas durante uma intervenção anterior e que se distanciaram da decoração original, à base de tons claros, como se pode verificar numa fotografia antiga, a preto e branco.

A obra prevê ainda a integração de infraestruturas elétricas no pavimento, retirando elementos dissonantes e intrusivos dos paramentos rebocados, a estabilização geral dos tetos e respetivas estruturas de sustentação e remoção de materiais inadequados de algumas das salas, substituindo-os por rebocos tradicionais.

Paralelamente ao decorrer da obra, pretende-se aprofundar o estudo das diferentes épocas de utilização do Palácio, por D. Fernando II, e, mais tarde, D. Carlos e D. Amélia, através da execução de sondagens pontuais em locais onde se identifica, em mapeamentos antigos, a existência de nichos embutidos na parede, que terão sido posteriormente fechados, embora permaneçam acessíveis. As sondagens têm como fim encontrar vestígios materiais destas aberturas, possibilitando ainda recolher informação sobre a técnica construtiva original.

O plano museográfico das salas será revisto e estas receberão uma exposição temporária comemorativa do bicentenário do nascimento de D. Fernando II, que se assinala no ano corrente.

Em simultâneo com a empreitada de recuperação das Salas de D. Manuel II, decorre também a recuperação da Sala da Telegrafia, que será adaptada a sala de conferências, localizada no piso superior este do Torreão. Também o teto da Sala de Fumo (antiga Sala Indiana) está a ser intervencionado. Pretende-se recuperar esta sala do percurso museológico de forma integral, mas faseada. O teto tem vindo a apresentar debilidades na sua estrutura, o que tornou esta intervenção prioritária. Em paralelo decorrerá também a intervenção no mobiliário da sala.

[3]

Planta do Palácio Nacional da Pena