- Passear.com - https://www.passear.com -

Novo Centro Interpretativo e Elevador Panorâmico da Ponte 25 de Abril

O 50.º aniversário da Ponte 25 de Abril marca o arranque do futuro Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril – Experiência Pilar 7, um projeto turístico e cultural que integra um miradouro panorâmico e uma experiência sensorial, física e intelectual no pilar de ponte em Alcântara. [1]

Este projeto foi apresentado a 9 de agosto, no pilar 7 da Ponte 25 de Abril, e contou com as intervenções do Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, do Diretor-Geral da Associação Turismo de Lisboa, Vitor Costa, do Presidente da Infraestruturas de Portugal, Eng.º António Laranjo, e do Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal, José Serrano Gordo.

O novo Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril – Experiência Pilar 7 permitirá a todos os visitantes uma descoberta única da Ponte 25 de Abril. A experiência culmina com a ascensão, através de um elevador, a um miradouro panorâmico que será construído à altura do tabuleiro da ponte e que permitirá uma vista inédita e privilegiada sobre a cidade de Lisboa, em particular sobre a zona de Belém e o rio Tejo. Este projeto será implementado no pilar 7 da Ponte 25 de Abril, junto à Avenida da Índia, em Alcântara.

Toda a zona em redor do pilar será adaptada ao novo Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril – Experiência Pilar 7. Está prevista sinalética no exterior que permitirá ao visitante descobrir um pouco da história do projeto em grandes discos de informação que marcarão presença no chão. Também no piso 0, haverá uma receção ao visitante, loja, espaço de visita virtual e photobooth.

O edifício de controlo de entradas encontra-se dotado com equipamentos de segurança e dará acesso ao maciço central, onde o visitante terá oportunidade de ‘viajar’ ao longo de 300 mil m³ de betão – fará a ligação a uma nova realidade nunca antes vista: a sala dos trabalhadores. Aqui, existirão projeções 360° sobre a construção da Ponte e será projetada uma maquete suspensa da Ponte 25 de Abril envolta num ambiente luminoso de água.

Será nesta sala que se fará o acesso ao elevador que levará os visitantes às salas superiores do maciço, nomeadamente à sala de amarração dos cabos de suspensão da ponte e a uma outra sala com o chão e teto em espelhos, onde é criada a sensação de vertigem da escalada vertical da Ponte 25 de Abril.

Por fim, o visitante chegará ao miradouro com vista panorâmica, um dos elementos de atração principal do projeto onde, à semelhança de outras estruturas mundialmente conhecidas, como a Golden Gate Bridge, na Califórnia, Harbour Bridge, em Sydney, ou a Tower Bridge, em Londres, se terá uma das mais fantásticas experiências do Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril – Experiência Pilar 7.

Este projeto é o resultado de uma parceria entre a Infraestruturas de Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação Turismo de Lisboa e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

A gestão do equipamento ficará a cargo da Associação Turismo de Lisboa, e conta com um investimento de 4,3 milhões de euros.

Prevê-se que as obras estejam concluídas em 2017 permitindo a todos experienciar novas sensações neste elemento icónico e estrutural da cidade de Lisboa, a Ponte 25 de Abril. Fonte: Infraestruturas de Portugal