- Passear.com - https://www.passear.com -

Sede da Reserva Dark Sky Alqueva vai ser inaugurada em Cumeada

O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, vão inaugurar no dia 30 de setembro a sede da Reserva Dark Sky Alqueva, que vai ficar instalada no antigo edifício da Escola Primária de Cumeada, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz. [1]

Para além dos anfitriões José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, e Apolónia Rodrigues, Presidente da Genuineland, na cerimónia vão estar também Roberto Grilo, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, e João Torres, Presidente da EDP Distribuição.

[2]O Clube Dark Sky, como vai ser denominado, terá uma sala para palestras e o observatório astronómico, com telescópios adquiridos pela autarquia. Gonçalo Jordão, muralista que integrou a equipa de Direção de Arte do filme “Grand Budapest Hotel”, vencedor no ano passado do Óscar nessa categoria, pintou um mural no edifício, onde se pode ver a imagem da Reserva Dark Sky e a via láctea.

O programa da inauguração inicia-se às 19h com degustação da edição especial do Sharish Gin Dark Sky Alqueva, seguindo-se a atuação do músico escocês Sandy Kilpatrick. Este cantautor radicado em Portugal há mais de uma década lançou no ano passado o seu mais recente disco, “The Shaman’s Call”, que marca o fim de uma intensa jornada pessoal de introspeção e de composição, mas também um novo ciclo na vida do artista.

Às 19h40 realiza-se uma palestra dedicada à população da aldeia de Cumeada, intitulada “Um passeio pelo Cosmos”, proferida por Miguel Claro, astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva. Pelas 20h20 será apresentado o sistema da EDP de iluminação eficiente e não poluente, seguindo-se a assinatura do protocolo entre o município e a EDP Distribuição, que visa a substituição em todo o concelho das luminárias de iluminação pública que utilizam lâmpadas de vapor de mercúrio por luminárias com tecnologia LED. Nesta ocasião será também assinado o protocolo de cedência do espaço para a sede da Reserva Dark Sky Alqueva, entre a autarquia e a Genuineland.

Às 21h decorre a inauguração oficial do Clube Dark Sky e pelas 22h30 Miguel Claro vai fazer uma visita guiada ao céu Dark Sky. A partir das 23h40 haverá um recital de piano e violino com Mauro Dilema e Andreia Vaz, da Escola de Artes da Universidade de Évora, concerto que vai assinalar o Dia Mundial da Música.