- Passear.com - https://www.passear.com -

Albergaria-a-Velha recebe encontro sobre a “Hospitalidade no Caminho de Santiago”

O Município de Albergaria-a-Velha e a Associação de Peregrinos Via Lusitana organizam, nos dias 10 e 11 de março, o encontro “Hospitalidade no Caminho de Santiago”. O evento é aberto à comunidade e de participação gratuita. [1]

O encontro tem início às 14h00 de sexta-feira, na Biblioteca Municipal, com uma sessão de boas vindas, em que estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, o Vereador responsável pelo Turismo, Delfim Bismarck, e o Presidente da Direção da Associação de Peregrinos Via Lusitana, José Luís Sanches.

Ao longo da tarde, vários oradores irão debruçar-se sobre a evolução da hospitalidade no Caminho de Santiago ao longo dos séculos, as práticas de hoje, bem como o papel histórico da Igreja no acolhimento aos peregrinos. No encontro, os participantes poderão ainda descobrir o dia-a-dia de alguns albergues que se encontram ao longo do Caminho Português e conhecer a proposta de identificação e classificação dos Albergues do Caminho de Santiago.

À noite, pelas 21h00, no Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa, será projetado o documentário “Walking the Camino – Six Ways to Santiago”, seguindo-se uma tradicional Queimada Galega.

No segundo dia do encontro, pelas 11h00, será apresentado o livro “O Peregrino”, de Luís Ferreira na Biblioteca Municipal. A nova obra do autor gira em torno de um prestigiado chefe executivo de uma empresa de consultoria financeira, que aparentemente possui tudo. Mas, ao embarcar numa viagem para encontrar a sua “natureza”, acaba por descobrir o seu maior medo…

Após um almoço gratuito para todos os participantes no Albergue Rainha D. Teresa, a tarde de trabalho será dirigida aos hospitaleiros, onde serão abordadas questões específicas, como a segurança e a gestão informática nos albergues.

Os interessados em participar no encontro “Hospitalidade no Caminho de Santiago” podem fazer a inscrição através do endereço de correio eletrónico turismo@cm-albergaria.pt [2]