Fórum “Vê Portugal”: o debate sobre o turismo em Portugal para portugueses

0

Leiria recebe o único debate nacional sobre a importância do mercado do turismo interno (que vale 30% das dormidas no País). Primeiro-Ministro António Costa é um dos participantes.

Conferência imprensa apresentação Vê Portugal 2017, promovido pelo Turismo Centro de Portugal, que decorreu em Leiria. (Rui Miguel Pedrosa / Slideshow)

O Turismo tem vindo a ser um reconhecido impulsionador da atividade económica em Portugal. Em 2015, o sector contribuiu 6% para o crescimento do PIB (11,451 mil milhões de euros em 180 mil milhões) e 14% para as exportações. Se esta é uma área económica naturalmente vocacionada para o mercado internacional, importa, no entanto, não desvalorizar a grande relevância do mercado interno – segundo o INE, 30% dos 53,5 milhões de dormidas registadas em Portugal em 2016 foram precisamente de residentes. O turismo em Portugal, e para portugueses, é também uma oportunidade que carece de estratégia e de debate. E é precisamente isso a que se propõe a 4ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que se realiza nos dias 29, 30 e 31 de maio, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

Organização do Turismo Centro de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, a edição 2017 do Fórum “Vê Portugal” surge na sequência das edições de grande sucesso já realizadas em Viseu, Aveiro e Coimbra, impondo-se como o único debate promovido no país dedicado especificamente à temática do turismo interno. É dirigido aos protagonistas do negócio turístico, às entidades com responsabilidade na gestão do território e, de uma forma geral, a todos os interessados no setor económico que mais tem crescido em Portugal. O grande objetivo deste Fórum é promover o debate e a necessária articulação entre parceiros, desde Governo a instituições públicas e privadas, empresários, investigadores e académicos, bem como todos os atores que possam contribuir ativamente para alavancar este sector.

Ao longo dos três dias de programa do Fórum “Vê Portugal”, atores e especialistas nacionais e internacionais, na área do Turismo, abordarão a situação atual e lançam pistas para o futuro. Este ano irão dar o seu contributo em cinco painéis, de debate sobre os programas de apoio à valorização dos destinos turísticos; sobre o alargamento do mercado interno com as parcerias transfronteiriças; sobre a importância das indústrias criativas no setor; e sobre como promover e vender um destino turístico.

Para além de participação do primeiro-ministro António Costa, entre os vários oradores, sublinham-se as confirmações de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, Javier Ramírez Utrilla, diretor geral de Turismo da Junta de Castela e Leão, Ana Abrunhosa, presidente da CCDR Centro, Neil Peterson, fundador do grupo de consultores Inside Track, Airan Berg, diretor de Projetos Internacionais de La Valetta – Capital Europeia da Cultura 2018, e Michel de Blust, secretário-geral da ECTAA – Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos Europeus.

Referência, igualmente, para a atividade “Vê Portugal”- Conhece Leiria. Uma iniciativa que se estreia este ano e que tem como objetivo potenciar o conhecimento mais profundo da cidade anfitriã do evento, bem como a vontade de revisitar e recomendar o destino. No fundo, mais uma forma de promoção do Turismo Interno.

Turismo Centro de Portugal homenageia personalidades em Jantar de Gala

Novidade importante na edição deste ano é o Jantar de Gala “Vê Portugal”. A ter lugar no prestigiado Palace Hotel Monte Real, no dia 30 de maio, terá vários momentos altos. Pela primeira vez, o Turismo do Centro irá homenagear personalidades que se destacaram no setor turístico nacional e regional. Ainda no Jantar de Gala, será apresentado o novo filme promocional do Turismo Centro de Portugal e serão entregues os Prémios de Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal.

A participação no Jantar Gala “Vê Portugal”, tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação, através do link: https://goo.gl/forms/Ex6Yb3FuHUUPyDvL2

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.