- Passear.com - https://www.passear.com -

Confluência de três religiões em Tomar pode valorizar ainda mais o turismo no concelho

Para além dos seus monumentos Património da Humanidade, do legado templário e de estar integrada nos caminhos de várias peregrinações, a cidade de Tomar é ponto de confluência das três grandes religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo. [1]

Este poderá constituir um trunfo cultural e turístico de grande relevância. Foi esta a principal conclusão do debate “Peregrinos e turistas: em diálogo na construção de cidadania”, que decorreu ontem, na Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca, em Tomar.

Das diversas intervenções ficou também a ideia de que, para além do intuito estritamente religioso, o turismo cultural é hoje uma das principais motivações do viajante, o que faz de Tomar um destino ainda mais apetecível, se souber tirar partido do seu património material e imaterial.

Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal de Tomar e defensora da valorização da herança ecuménica do concelho, afirmou que “pensando a longo prazo, devemos ser uma Córdova à nossa dimensão” e aceitou o repto de acolher um congresso sobre este tema na cidade.

O debate, último do Roteiro para o Diálogo Inter-Religioso e Cultural que decorreu em vários pontos do País, contou com as participações de: presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, padre Carlos Godinho (Obra Nacional da Pastoral do Turismo), António Caria Mendes (Associação de Amizade Portugal-Israel), João Serrano (economista, representante da Confraria Ibérica do Tejo), Pedro Machado (presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal), Rui Lomelino de Freitas (professor de Gnose e Esoterismo Ocidental), Paulo Mendes Pinto (Área de Ciências das Religiões da Universidade Lusófona), Joaquim Franco (Observatório para a Liberdade Religiosa) na moderação da conversa.

A iniciativa integrou a programação do Dia da Cidadania em Portugal, da responsabilidade da ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, em parceria com o Município de Tomar e o apoio do Gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.