Com a abertura do Passeio Ribeirinho Augusto Cabrita, na passada segunda-feira, dia 13 de Julho, a lista de opções de cilovias foi engrossada em 740 metros. Totaliza, nesta altura, 1.700 metros cicláveis.
As várias ciclovias existentes no Concelho constituem mais uma alternativa de mobilidade, actividade física e lazer colocada à disposição da população. Deste modo, promovem-se hábitos de vida saudáveis.
Ciclovias Existentes
Ciclovia do Passeio Ribeirinho Augusto Cabrita
Esta ciclovia, com uma extensão de 740 metros, desenvolve-se ao longo do Passeio Ribeirinho Augusto Cabrita.
Inauguração: 13 de Julho de 2009.
Caracterização do Percurso: Esta via tem a dupla funcionalidade de mobilidade e recreio. Estando projectada a sua integração num espaço que contempla uma zona verde e uma vista panorâmica sobre o Rio Tejo, esta via desperta um grande potencial paisagístico. A utilização do passeio ribeirinho que incorpora a ciclovia – Passeio Augusto Cabrita – é exclusivamente conferida a peões, bicicletas e outros modos suaves de deslocação, o que induzirá a incorporação de uma classe de segurança elevada.
A ciclovia do Passeio Ribeirinho Augusto Cabrita apresenta uma faixa de rodagem em piso betuminoso colorido (“Neoasfalto” vermelho escuro) com uma largura média de 2,5 metros, que permitirá a circulação nos dois sentidos.
Ciclovia Quinta do Machinho – Quinta da Lomba
Início: Rua José Saramago (junto à entrada Nordeste do Parque da Cidade).
Fim: Avenida do Parque (junto à intersecção com a Rua D. Afonso de Albuquerque).
Extensão: 0,53 km.
Inauguração: 8 de Agosto de 2005.
Caracterização do Percurso: Na sua maioria, paralelo ao topo do Parque da Cidade do Barreiro, proporcionando excelente vista panorâmica sobre a mancha verde. Funcionalmente permite a ligação entre os aglomerados urbanos da Quinta do Machinho (Casquilhos) e da Quinta da Lomba.
O traçado (com largura de 2,5 metros) desenvolve-se numa zona plana. Esta é uma ciclovia bidireccional, construída em piso betuminoso colorido (“Neoasfalto” vermelho escuro).
Ciclovia da Avenida da Liberdade
Início: Avenida da Liberdade (próximo do estacionamento do Interface Multimodal do Barreiro). Fim: Avenida da Liberdade (logo após o entroncamento com a Avenida do Bocage).
Extensão: 0,43 km.
Inauguração: 10 de Fevereiro de 2008.
Caracterização do Percurso: Desenvolve-se paralelamente à Avenida da Liberdade e ao Rio Coina. Está numa área ribeirinha alvo de processo de requalificação, no âmbito do projecto POLIS, o que proporciona um acréscimo qualitativo ao nível do seu interesse ambiental e paisagístico.
A largura média de 3,5 metros permite que possa ser percorrida nos dois sentidos. Esta ciclovia encontra-se devidamente sinalizada, quer verticalmente, como ao nível das marcações no piso, sendo o acabamento em material betuminoso colorido (“Neoasfalto” vermelho).
Extensões Projectadas:
Encontra-se projectada a continuidade desta ciclovia na zona do POLIS de forma a, posteriormente, ligar-se ao Parque da Cidade, tendo este troço uma extensão de, aproximadamente, um quilómetro.
Outras Informações:
Pretende-se, no futuro, interligar esta ciclovia à existente na Avenida do Parque (ciclovia Quinta do Machinho–Quinta da Lomba), de forma a estabelecer um percurso ciclável contínuo que interligue alguns pólos estratégicos desta cidade.