O sentir da natureza
As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos são locais de visita obrigatória para todos aqueles que gostam do contacto com a Natureza.Texto: Vasco de Melo Gonçalves e C.M.P.L. Fotografia: V.M.G.
Ainda com as imagens do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima na cabeça decidimos fazer uma abordagem a pé às Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, uma área protegida com uma grande biodiversidade. Estamos num lugar de eleição que convida ao passeio e, a própria direcção da área protegida sinalizou diversos percursos e rotas para podermos usufruir deste espaço de uma forma segura e em perfeita harmonia com a natureza.
Os percursos e rotas foram concebidos para que todas as pessoas tenham a possibilidade de os efectuar sem grande esforço físico. Desta forma podemo-nos concentrar na paisagem, na flora e na fauna. Outro aspecto interessante dos percursos e rotas é o da interligação entre a natureza e as povoações circundantes que permita, a quem passeia, ter um contacto com a realidade arquitectónica das povoações situadas junto à Área Protegida.
Ao nível do equipamento é importante estar bem calçado e com uma roupa adequada à estação do ano em que é efectuado o passeio. Os percursos na área protegida são muito abrigados do sol mas, mesmo assim, não nos devemos esquecer de levar uma garrafa de água, algo para comer, uns bons binóculos e uma máquina fotográfica.
Área Protegida
O valor ambiental da Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, reconhecido nacional e internacionalmente, foi o ponto de partida para toda uma dinâmica de investimento da qual resultaram inúmeras infra-estruturas e serviços.
Neste espaço é possível destacar a existência de um interessante mosaico de habitats, desde zonas húmidas a não húmidas, bosquetes florestais de vegetação natural, pastagens e áreas agrícolas, desenvolvendo-se ao longo de um sistema lacustre permanente, irrigado por canais naturais e atravessado pelo rio Estorãos, exibindo apreciável diversidade e originalidade paisagísticas.
A conjugação de uma associação de folhosas em terrenos alagadiços, onde se destacam os amieiros, carvalhos, salgueiros e vidoeiros, confere ao local potencialidades particulares em termos de habitat de alimentação e refúgio para várias espécies de fauna. Ainda em termos de flora e vegetação, a zona apresenta um interesse elevado, que se traduz no registo perto de 80 espécies vegetais consideradas raras ou em vias de extinção local.
A fauna de vertebrados da Área Protegida apresenta uma riqueza e diversidade assinaláveis, tendo já sido registadas 9 espécies de peixes dulciaquícolas ou migradores, 13 espécies de anfíbios, 11 espécies de répteis, 41 espécies de mamíferos e 144 espécies de aves. Deste conjunto de espécies, 25 correspondem a espécies com uma elevada prioridade de conservação, sendo que na sua maioria estas estão associadas às zonas húmidas da Área Protegida.
Foram já contabilizadas 508 espécies vegetais, tendo sido identificada a presença de alguns endemismos ibéricos, espécies raras e espécies ameaçadas. Este conjunto de factores, e uma vez que se trata de uma área de pequena dimensão geográfica, confere um grande valor florístico a este local.
Rede de percursos pedestres e rotas histórico-culturais
Estas infra-estruturas, devidamente sinalizadas e dotadas de postos de observação com uma extensão aproximada de 45km, cumprem a dupla função de permitir ao visitante o contacto directo com os valores patrimoniais, presentes na A.P. e nas freguesias vizinhas, e de sensibilizar para a premente necessidade da conservação dos mesmos.
Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos
Centro de Interpretação Ambiental / 4990 – 530 Arcos – Ponte de Lima
Tel. +351 258 733 553
www.lagoas.cm-pontedelima.pt
lagoas@cm-pontedelima.pt
N.º de Emergência
S.O.S. Lagoas: 963 520 002
Onde ficar
Quinta de Pentieiros
Parque de Campismo / 4990-530 Arcos – Ponte de Lima
Tel. +351 258 738 004
Rede de percursos pedestres:
Rota do Solar
Distância aproximada: 4,8 km; Duração aproximada: 2h15 min; Tipo de percurso: circular de pequena rota; Grau de dificuldade: baixo; Partida/chegada: Centro de Interpretação Ambiental.
Rota do Cruzeiro
Distância aproximada: 7,2 km; Duração aproximada: 3h45 min; Tipo de percurso: circular de pequena rota; Grau de dificuldade: baixo; Partida/chegada: Centro de Interpretação Ambiental.
Rota da Azenha
Distância aproximada: 5,5 km; Duração aproximada: 2h45 min; Tipo de percurso: circular de pequena rota; Grau de dificuldade: baixo; Partida/chegada: Quinta de Pentieiros.
Percurso da Lagoa
Distância aproximada: 1,6 km; Duração aproxi
mada: 45min; Tipo de percurso: circular de pequena rota; Grau de dificuldade: baixo; Partida/chegada: Centro de Interpretação Ambiental.
Percurso das Tapadas
Distância aproximada: 3 km; Duração aproximada: 1h30min; Tipo de percurso: circular de pequena rota; Grau de dificuldade: baixo; Partida/chegada: junto ao campo de futebol de Bertiandos.
Percurso do Rio
Distância aproximada: 2.5 km; Duração aproximada: 1h15 min; Tipo de percurso: circular de pequena rota; Grau de dificuldade: baixo; Partida/chegada: Centro de Interpretação Ambiental.
Percurso da Veiga
Distância aproximada: 6 km; Duração aproximada: 3h; Tipo de percurso: circular de pequena rota; Grau de dificuldade: baixo; Partida/chegada: Centro de Interpretação Ambiental.
Percurso da Água
Distância aproximada: 12,5 km; Duração aproximada: 6h; Tipo de percurso: circular de pequena rota; Grau de dificuldade: média; Partida/chegada: Centro de Interpretação Ambiental.
Caminho do Rio Lima
Distância aproximada: 4,2 km; Duração aproximada: 2h; Tipo de percurso: aberto de pequena rota; Grau de dificuldade: baixo; Partida/chegada: Souto de Bertiandos / Parque do Arnado ou vice-versa.
Publicado na revista Tudo Sobre Jardins nº13
[mappress]