11 e 12 de Dezembro – Percursos pedestres na Serra do Montejunto

0

Sábado, 11 – TRILHO AMARELO

9:30 h – Concentração junto ao Centro de Interpretação Ambiental da  Serra do Montejunto. Apresentação do CAOS a eventuais estreantes e breve descrição da actividade.

10:00 h – Início da marcha; o percurso é circular, com cerca de 12 km,  de nível 2-3. Teremos um pouquinho de estrada, mas com paisagem  magnífica, pelo que o alcatrão ficará perdoado. Passaremos nas ruínas  do primeiro convento de frades dominicanos em Portuga, que tem agregada  a capela de Nossa Senhora das Neves, do séc. XIII.

17:00 h – Jantar no restaurante Qt.ª do Castro (tel 912531144), em  Pragança. A D. Liliana prometeu-nos entradas, sopa de peixe, carne de  porco e vaca estufada com batatas dourads e puré de maçã, bebidas,  sobremesa e café a 15 € por pessoa. As vistas e bons ares são ofertas  da casa.

Domingo, 12 – Trilho da Quinta da Serra

10:15 h – Concentração juntoa o Centro de Interpretação Ambientalda Serra de Montejunto

10:30 h – Início do percurso que será circular, com cerca de 6 km,  fácil, que finalizará com uma visita guiada à Real Fábrica do Gelo (a fábrica de gelo melhor conservada da Europa).

13.00 h – Almoço facultativo no Restaurante “Garcia da Serra” (tel. 262771080), em Pragança, com ementa livre.

Acesso ao local da actividade:

Apanha-se a A1 e sai-se no nó de Aveiras (nó n.º 5 da A1). Apanha-se a  N366, passando-se ao largo de Aveiras. Entra-se em Alcoentre e  continua-se a N366 em direcção a Caldas da Rainha. À entrada de Cercal,  numa rotunda, seguir as indicações Serra do Montejunto. Passa-se em  Rochaforte e Pragança. à saída de Pragança seguir as indicações  (Montejunto, Centro de Interpretação Ambiental, Parque de Campismo) e  daí a pouco toma lá que já chegaste. DE Lisboa ao local da actividade  são cerca de 65 km. Há percursos eventualmente mais próximos (por Alenquer ou pela A8), mas este é o mais simples e rápido.

Dormidas

O Montejunto fica a cerca de 65 km de Lisboa, pelo que os alfações  podem ir dormir a casa. Para quem vier de longe e quiser pernoitar na  zona, recomenda-se a Residencial Lourenço (tel. 262696476), na R. Dr.  Rui Soares Branco, no Cadaval.

Recomendações

É necessário levar água e farnel para a caminhada de Sábado. Em  Dezembro, com frio, a serra pode ser muito agreste, e com chuva pior.

Se ameaçar chuva, não esquecer de levar uma muda de roupa completa para  ficar no carro, que depois da caminhada o corpinho agradecerá.

Para mais informações e confirmar a tua presença no jantar liga ao Francisco Duarte Marques (969062091).

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.