Organização: Actividade do Grupo do CAOS de Setúbal.
Para aderir e participar no grupo de Setúbal:
http://caminharemportugal.ning.com/group/setubal
A diversidade e a beleza dos trilhos da Serra da Grândola justificam a realização de um fim-de-semana de caminhada, percorrendo no sábado e no domingo diferentes zonas da serra.
A Serra de Grândola localiza-se nos concelhos de Grândola e Santiago do Cacém, com uma orientação nordeste/sudoeste e uma altitude máxima de 325 m. É uma área notável, pelo seu valor ecológico e paisagístico e pela forma tradicional como os seus recursos naturais têm vindo a ser explorados. O seu clima de influência atlântica é mais moderado do que o do Alentejo Central, constituindo a serra uma barreira à passagem das massas de ar carregadas de humidade que vêm do mar.
Densos sobreirais estendem-se por vales e encostas, sob os quais se desenvolve um matagal mediterrânico riquíssimo, onde aparecem medronheiros, aroeiras, pereiras bravas, roseiras bravas, gilbardeiras, entre outros. De destacar o aparecimento do carvalho-português junto às linhas de água, o que revela a influência atlântica no clima. Aqui desenvolve-se uma densa vegetação ripícola, habitat de diversas espécies de aves e mamíferos. No topo e no sopé da serra, os densos sobreirais transformam-se em montados mais abertos e surgem pequenos olivais e clareiras com rebanhos de cabras e ovelhas ou alguma cultura semeada que se juntam à extracção da cortiça como principais fontes de rendimento locais. Fonte: Naturlink
22 de Janeiro, Sábado
9:30 h – Concentração junto ao Mural do 25 de Abril logo a seguir à 1ª entrada de Grândola para quem vem de Lisboa/Setúbal no IC1. (Coordenadas GPS: 38º 11´00,51’’N, 8º 34’04,96’’ O)
10:00 – 16:30 h: Caminhada circular numa extensão aproximada de 18 Km.
18:00 h – Jantar no restaurante “O Cruzamento” no Bairro da Tirana – Grândola (Coordenadas GPS: 38º 12´26,83’’N, 8º 33’41,00’’ O); Ementa: Rodízio de pratos alentejanos; Preço: 10 €/pessoa.
Grau de dificuldade: Médio, a caminhada tem várias descidas / subidas acentuadas mas sem requisitos técnicos especiais
Nesta caminhada de sábado há que levar farnel para o almoço e o necessário suprimento de água.
Para quem entenda pernoitar na zona, indica-se o Hotel D. Jorge de Lencastre (www.hoteldomjorge.com/ ) ou a Pensão Fim do Mundo (Sr. Artur Chainho – 96 537 2140 – dizer que vão da parte do Luís Duarte), ambos na vila de Grândola.
23 de Janeiro, Domingo
9:00 h – Concentração no mesmo local de sábado
9:30 – 13:30 h: Caminhada circular numa extensão aproximada de 12 Km.
14:00 h – Almoço em restaurante a designar, com ementa à escolha de cada um.
Grau de dificuldade: Médio, a caminhada tem várias descidas / subidas acentuadas mas sem requisitos técnicos especiais
Aconselha-se um pequeno farnel para o meio da manhã e o necessário suprimento de água.
Nota: A actividade é gratuita e não tem seguro. Cada um caminha por sua própria conta e risco.
Contactos:
Fernanda Silva (umpardebotas@hotmail.com) – 91 105 7980
Paulo Silva (psilva62@hotmail.com) – 91 938 6996