Os segredos do Parque Florestal de Monsanto, postos a descoberto pelo Guia apresentado nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, no passado dia 14 de Fevereiro, estão agora ao alcance de todos – actuais utilizadores, amantes da Natureza ou lisboetas à procura do que a cidade tem de melhor.
O Guia, que conta com um prefácio escrito a duas mãos (do presidente da Câmara, António Costa, e do vereador do Pelouro do Ambiente e Espaços Verdes, José Sá Fernandes), apresenta toda a informação útil que se espera de um pequeno livro deste género (acessos, percursos pedestres e cicláveis, equipamentos, sistemas de vistas) e diversos artigos que ajudam a pôr a descoberto os segredos da sua flora (sabia que aqui, entre os carvalhos e a vegetação mediterrânica, crescem diversos tipos de orquídea?), da sua fauna (sabia que 65 espécies de aves residentes convivem com coelhos e esquilos) e dos seus fungos (sabia que nas encostas úmbrias e húmidas, protegidos pela vegetação mais frondosa, se esconde centena e meia de espécies de cogumelos?).
Para David Travassos, responsável pela coordenação editorial do Guia, esta publicação irá revelar muitos aspectos fascinantes da vida do Parque, postos a descoberto por um leque de articulistas, profundos conhecedores das matérias. Quatro artigos introdutórios sobre a História do Parque (Álvaro Tição), a sua Geomorfologia e o seu contexto hidro-climático (Nuno Pereira) e as suas características florestais (Carlos Souto Cruz), ajudam o leitor a penetrar nas realidades deste complexo e diversificado sistema ecológico. “Monsanto foi uma escola para muitos de nós e é uma jóia para a cidade”, sintetizou Fernando Catarino, antigo director do Jardim Botânico da Faculdade de Ciências. Apelando às suas memórias, o prestigiado académico recordou os tempos, em 1952, quando os pinheiros recém plantados não ultrapassavam a altura de uma pessoa (o Parque foi implantado, entre 1934 e 1940, sobre escalvados e pedregosos terrenos, esgotados por séculos de culturas cerealíferas e exploração de pedreiras de basalto). Para Fernando Catarino, este é “um Guia precioso, com artigos criteriosos” para ajudar todos a descobrir o Parque.
Índice
Prefácio; Introdução; Mapa Geral de Monsanto; Breve História – Do Sílex à Reflorestação; Geomorfologia – A Herança Vulcânica de Monsanto; Clima e hidrologia – Uma Ilha Mais Fresca no Verão; Evolução da Vegetação em Monsanto – O Renascimento de Uma Floresta
Flora
A Flora de Monsanto; A Vegetação Mediterrânica; O Género Quercus; As Orquídeas.
Fauna
As Aves de Monsanto; Mamíferos, Répteis e Anfíbios de Monsanto; Fungos – Os Cogumelos de Monsanto;.
Equipamentos
Espaço Monsanto; Espaço Biodiversidade; LxCRAS – Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa.
Parques Recreativos
Equipamentos Desportivos Municipais; Jardim do Palácio Fronteira – Uma Referência Histórica.
Percursos Pedestres
Introdução aos Percursos Pedestres; Mapa Geral dos Percursos Pedestres; Percurso 1 – Pelo Corredor Verde “Parque Eduardo VII-Monsanto”; Percurso 2 – A Volta do Planalto; Percurso 3 – A Rota da Água; Percurso 4 – A Caminho das “Seis Pedreiras”; Percurso 5 – Pelo “Montado” de Monsanto; Percurso 6 – Percurso dos Moinhos do Mocho; Percurso 7 – Da Alameda Keil do Amaral aos Montes Claros; Percursos de Bicicleta – Pedalar em Monsanto.
O preço de capa do Guia será de 10 euros e estará à venda na Livraria Municipal, no Espaço Monsanto (que é um centro de interpretação em pleno parque florestal) e nas lojas da FNAC da zona de Lisboa.
3 comentários
Onde posso adquirir esta obra? Hoje dirigi-me à CML (Campo Grande) com o propósito de adquirir este livro mas, infelizmente, ninguém (nem no Centro de documentação no primeiro andar) me soube responder. Muito agradeço que me informem.
Gratos cumprimentos,
Joaquina Feijão
Obrigado pelo seu comentário.
O Centro de Interpretação de Monsanto será o local ideal para ter mais informação sobre o Guia do Parque Florestal de Monsanto.
Contacto
+351 218 170 200
Estrada do Barcal
Lisboa
Enviei agora mesmo a pergunta, mas creio que não coloquei o Título da obra: Guia do Parque Florestal de Monsanto, sobre onde posso comprar esta obra. Muito Obrigada