Com intuito de promover o Douro e conscientes da sua importância dada a sua extensão ibérica foi aprovado pelo Programa Operacional de Cooperação transfronteiriça Espanha/Portugal (POCTEP), o projeto Marca Duero que visa promover o património histórico e natural do rio Douro.
O município de Miranda do Douro é um dos parceiro com um investimento de 107 mil euros comparticipados em 75 por cento por Fundos Feder.
A autarquia mirandesa pretende criar três rotas fluviais, Fresno, Douro e Angueira, com o objectivo de valorizar os recursos ambientais, arquitetónicos, culturais e até mesmo gastronómicos.
Essas rotas vão ser dotadas de equipamentos, cartografias, painéis informativos bem como barreiras de segurança e iluminação.
Para além disso, esta candidatura inclui ainda a edição de uma produção documental sobre a “Rota do Contrabando” entre Portugal e Espanha.
De referir que este é um projeto promovido pelo Ayuntamiento de Zamora, através da Sociedade Mixta de Turismo com a colaboração da Câmara Municipal de Miranda do Douro e da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro no valor total de 416 mil euros.