Sábado, 9 de Julho · 15:00 – 18:00
Local – Santa Rita
Continua em Julho a 5ª edição do ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem “Passos Contados”, com o percurso:
Tecer a palma e os trapos. A empreita e outras artes algarvias
Com a artesã D. Maria Antónia
Ponto de encontro: 15.00 em Santa Rita
Alcofas e balaios para acondicionar produtos agrícolas, esteiras para guardar e secar figos, gorpelhas para muares ou burros que acarretavam a azeitona, vassouros para caiar ou capacheiras para dentro se moer milho para o xerém e se peneirar farinha para o pão, eram alguns dos bens essenciais à vida no campo feitos a partir do trabalho da palma (folha da palmeira-anã), abundante na região.
D. Maria Antónia, que vamos encontrar num monte no sopé da serra, começou cedo nas artes da empreita, como as raparigas da altura, ajudando aos serões as mães a entrançar a palma em longas tiras, naquela que era uma importante actividade complementar do trabalho da terra. Mas há pouco tempo outras vontades comandam as suas mãos: tecer tapetes com retalhos de tecido e pequenas alcofas que entrançam, já não a palma mas tiras de pacotes de leite e sumos.
Passos Contados… porque os caminhos, os lugares, as pessoas contam estórias. A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio. Nesta quinta edição iremos descobrir as plantas e os seus antigos usos na medicina e alimentação; desenhar as ruas, casas, pessoas, monumentos e paisagens de Cacela Velha; ouvir contos sobre bichos do nosso imaginário colectivo; saber mais sobre a arte da empreita em palma e experimentar novos teceres com trapos; observar o céu durante a noite e conhecer antigas mitologias e tradições populares ligadas aos astros; entender melhor dois dos elementos mais característicos da arquitectura no Algarve: a chaminé e a platibanda; e terminaremos na ria Formosa observando aves.
Informações
Os percursos realizam-se aos sábados, entre Abril e Outubro.
Pontos de encontro às 9.30, às 15.00 ou às 21.00, na cisterna de Cacela Velha ou no CIIPC (antiga escola primária) em Santa Rita, consoante o percurso.
Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protector solar, bem como binóculos para os passeios de natureza. Para o percurso nocturno deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.
A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.
Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel./ Fax: 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | www.ciip-cacela.blogspot.com
As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto.
Organização
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
[mappress]