Caminho de Santiago em Bicicleta – 6ª etapa

0

6ª etapa. Hontanas/Sahagún, 98.88 Kms.

Esta foi uma das jornadas mais longas (98,88 Kms, a uma velocidade média de 16,71 Kms Hora, a máxima de 37,28 Kms, e 5:54:53 horas na bicicleta).Tomámos o pequeno-almoço em Hontanas e fizemo-nos à estrada.

Texto e fotografia: António José Soares

Após termos percorrido toda a província de Palência e termos entrado em Castela-Leão, ficámos alojados no albergue municipal de Sahagún.

Aproveitámos este dia para lavar as bicicletas, logo após a chegada a Sahagún, foi difícil encontrar um local para o efeito, mas lá chegámos por indicação de um voluntarioso rapaz, o qual foi difícil de entender, porque para além de falar espanhol, patinava tanto que obrigou que eu e Vítor sprintássemos para sair do local, para não mostrar a nossa má educação, em virtude de não termos conseguido suster umas infelizes risadas. Depois foi a corrida para o duche. O jantar, momento mais aguardado do dia, foi animadíssimo, dois andaluzos, um catalão, um milanês e um conimbricense deram azo à sua alegria, à volta da mesa, comemos bem e brindou-se por mais que uma vez ao “camino” e a tudo o que gira à sua volta.

Esta noite no albergue foi particularmente divertida, depois de escrever umas linhas que procurei relatasse o dia reperante o já habitual concerto ronqueiro, eu e uns espanhóis de Madrid, meus vizinhos de beliche, não sossegámos e passámos um bom bocado na galhofa, antes de adormecer.

As camas espalhavam-se num espaço amplo, um sobrado incorporado num edifício antigo, restaurado e que albergava também a “oficina de turismo”. Depois de ter escrito umas linhas (poucas) o sono foi mais forte, contudo antes de adormecer ainda houve lugar a umas gargalhadas, em virtude da orquestra ronqueira que se fazia ouvir.

A etapa foi cansativa, mas a força de vontade venceu algo mais adverso que por vezes aparece, como por exemplo um furo.

Impõe-se uma referência aos muitos povoados por onde passámos, com os monumentos quase sempre bem preservados, bastantes flores a deixarem um colorido agradável.

Há medida que os dias iam passando as dificuldades aumentavam, os joelhos e as costas cada vez reivindicam mais protagonismo. Mas cada dia que se inicia nova etapa, é sempre aquela excitação, faz-nos parecer crianças.

[mappress]
Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta