Domingo, 25 de Setembro · 9:00 – 17:00
Local: Arouca
PR 4 Cercanias da Freita
O percurso inicia-se junto à capela de Stª. Maria do Monte, na freguesia de Stª. Eulália. Começamos a marcha rumando para sul, em direcção à Serra da Freita, através de um caminho que, partindo da capela, percorre o limite poente daquele lugar. Acompanhando o vale profundo do curso superior do rio Urtigosa, por entre castanheiros, carvalhos, pinheiros e eucaliptos, chegamos à aldeia da Ameixieira, com construções típicas de montanha, com telhados de lousa, algumas porém, em avançado estado de degradação.
Chegando ao topo da aldeia, atravessa-se a estrada de asfalto e por estreito carreiro atinge-se um estradão que se dirige ao lugar de Currais. Para se chegar aí, toma-se um caminho à direita, que sobe, primeiro, suavemente, e depois de passar o ribeiro, de forma mais acentuada, até atingir um estradão que se desenvolve pela curva de nível e se encaminha para os Viveiros da Granja. Deste estradão tem-se uma imponente panorâmica sobre o vale de Arouca ao fundo e sobre a Serra do Montemuro ao longe. Toma-se este estradão, à esquerda, até à antiga casa do guarda florestal e parque de merendas, envoltas no arvoredo cerrado e frondoso do chamado “Viveiro da Granja”, rumando, de seguida, para Chão de Espinho. Daqui até à Granja é um pulo.
Depois de uns quinhentos metros de asfalto retomam-se os caminhos tradicionais e florestais. Volta-se a atravessar uma estrada de asfalto e inicia-se a descida para o vale de Arouca, em direcção ao pequeno povoado de Povos.
O caminho até esse povoado, inicialmente, por mata de pinheiro, atravessa soutos e manchas de carvalhos belas e aprazíveis, com sub-bosque extraordinário de azevinho e loureiro. Este é um dos recantos mais belos do percurso.
Depois de Povos continua-se por um estradão agradável até à Forcada. Admire-se o núcleo mais antigo desta aldeia, encavalitado num esporão sobranceiro ao vale, solarengo, estratégico, belo. Daqui até Stª Maria do Monte o percurso faz-se por caminhos antigos de rara beleza, campos em socalco, ribeiras… A aproximação à Capela faz-se pelas ruas antigas e estreitas desse lugar acolhedor e de gente hospitaleira.
Programa
Partida e chegada: Capela de Sta. Maria do Monte
Âmbito: Desportivo, panorâmico e ambiental
Tipo de Percurso: de pequena rota, por caminhos tradicionais e de montanha
Distância a percorrer: 13,3km – em circuito
Duração do percurso: Cerca de 3h
Nível de dificuldade: Médio, requerendo alguma prática
Desníveis: Embora com um desnível acumulado de 840 metros, este dissipa-se pela distância não havendo descendentes e ascendentes muito longas. Exceptua-se a ascendente entre a Ameixieira e o estradão dos Viveiros que, além de algo longo (cerca de mil metros), tem uma forte ascendente na sua parte final.
Pontos de encontros:
Sede do clube Alto Relevo 9h00.
Capela de Sta. Maria do Monte 10h45.
Contacto: 918677891
Secção de Trekking Alto Relevo.