15 de Janeiro – Trekking Nature – Rota das Aldeias do Xisto da Lousã

0

Domingo, 15 de Janeiro de 2012

Hora8:00 até 17:00

Onde: Lousã

Caminho do Xisto da Lousã – Rota das Aldeias do Xisto da Lousã

Este percurso evolui em grande parte nas encostas da Serra da Lousã e faz a ligação do Castelo da Lousã e Ermida de Nossa Senhora da Piedade com duas das mais emblemáticas Aldeias do Xisto desta serra: o Talasnal e o Casal Novo.

É igualmente uma viagem no tempo, pois ao fazê-lo repetimos os passos que os antigos habitantes destas aldeias serranas davam nos únicos acessos que tinham para descer à vila da Lousã.

O percurso é enquadrado quase sempre por vegetação e relativamente protegido em todas as estações do ano.

Devido aos desníveis, é um percurso com alguma exigência em termos físicos, no entanto possui uma variante (PR2.1) que permite encurtar o seu trajecto.

Pontos de Interesse

Castelo da Lousã

Também conhecido como Castelo de Arouce, pertence a uma das primeiras linhas defensivas criadas para controlar os acessos meridionais a Coimbra, na segunda metade do século XI. Nos primeiros tempos da monarquia, a localidade desempenhou um papel importante, a que não foi alheia a sua condição de vila de fronteira. Em 1124, uma incursão islâmica tomou o castelo e, de novo na posse do Condado Portucalense, foi agraciada com foral em 1151, por D. Afonso Henriques.

De acordo com uma lenda antiga, na época da ocupação muçulmana o castelo terá sido erguido pelo emir (chefe árabe) Arunce, para a proteção de sua filha Peralta e dos seus tesouros após derrotado e expulso de Conimbriga.

Santuário de N. Sra. da Piedade

As faldas da Serra da Lousã encerram autênticos tesouros paisagísticos e monumentais. É o caso do complexo natural e paisagístico da Srª da Piedade, vale quase encantado onde, junto ao rio que ali corre, se erguem escarpas altivas encimadas por um complexo religioso de grande beleza, a cujos pés se destacam as piscinas fluviais. Na outra margem situa-se um morro encimado por um castelo medieval que remonta ao século XI.

Serra da Lousã

A Serra da Lousã, juntamente com a Serra do Açor e a Serra da Estrela, formam o mais imponente dos alinhamentos montanhosos de Portugal: a Cordilheira Central. Sendo fundamentalmente xistosa e pré-câmbrica, é portanto geologicamente muito antiga. Estas Serras fazem também a separação das bacias hidrográficas do Mondego e do Tejo. A Serra da Lousã abrange os concelhos de Lousã, Góis, Castanheira de Pêra, Miranda do Corvo e Figueiró dos Vinhos. É uma serra que conjuga de forma única a vertente cultural e humana das Aldeias do Xisto, com a natureza e as possibilidades de lazer que a sua paisagem proporciona. É casa de veados, javalis e corços que espreitam por entre sobreiros, castanheiros, carvalhos e, claro, pinheiros. É atravessada por inúmeros trilhos pedestres/BTT e por caminhos que nos levam ao St. António da Neve, ao Alto do Trevim, ao Castelo da Lousã ou à Sra. da Piedade… não esquecendo as praias fluviais.

Parque Biológico da Serra da Lousã

Zoo de Vida Selvagem Nacional, Quinta Pedagógica de Raças Portuguesas com Centro Hípico, Labirinto de Árvores de Fruto – único no Mundo, Roseiral, Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais com oficina de artesanato e loja de venda, Ecomuseu, Museu da Tanoaria e Restaurante Museu da Chanfana.

Dotado de infraestruturas que proporcionam um programa organizado e multidisciplinar. Com ou sem visita guiada, esta viagem ao conhecimento é possível com actividades como a Iniciação à Equitação, a Equitação Adaptada, Passeios a Cavalo/Pónei ou de Charrete, Maneio Animal, Tiro com Arco, Alimentação dos Animais, Jogos Tradicionais…

Mais informações no sítio: Parque Biológico da Serra da Lousã.

Ponto de encontro:

Sede do Altorelevo às 8h00

Ficha TécnicaTipo de Percurso:

Pedestre PR (circular)

Ponto de Partida:

Junto ao Castelo da Lousã

Ponto de Chegada:

Junto ao Castelo da Lousã

Distância:

6 Km

Desníveis:

420 m

Altitude Máxima:

574 m

Altitude Mínima:

223 m

Grau de Dificuldade:

2 – fácil

Época:

Todo o ano. Atenção ao calor no Verão e ao piso escorregadio no Inverno.

Cartografia:

Carta Militar do Serviço Cartográfico do Exército – Folha 252 (Escala de 1:25000)

Track GPS:

CXLousa.Tracks.GPX.rar

Mapa do Percurso:

CXAldeiasLousaPR2_Folheto.rar

( Esta informação foi retirada de um site )

É necessário a confirmação até dia 13 de Janeiro para o contacto em baixo.

Contacto: 918677891

Equipamento:

Roupa adquada ao inverno ( impermiável e roupa respirável mas quente, luvas e botas ), liquidos, refeição ligeira e máquina fotográfica ).

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta