A Lousitânea associou-se à Rede Portuguesa de Moinhos, e vai comemorar no sábado, dia 7 de Abril esta data, em Góis!
Valorizando o património molinológico do concelho de Góis, será feita uma visita ao longo de todo o dia, a quatro moinhos que ainda se encontram em funcionamento no concelho.
Visitaremos o Moinho das Latas em Vila Nova do Ceira, seguindo para o Moinho do Casalinho de Baixo, como o próprio nome diz, encontra-se no Casalinho de Baixo, e de seguida será feita uma pausa para almoço, na bonita aldeia da Cabreira. Aqui os participantes podem almoçar no restaurante “A Tranca da Barriga”, provando as iguarias típicas locais. Se for o caso, devem fazer a inscrição para o almoço junto da Lousitânea. Ou podem optar por levar um lanche e comer ao ar livre.
No final do almoço, continua a visita aos moinhos, chegando a vez do Moinho da Ponte Velha, junto ao lagar, na aldeia da Cabreira e finalizando com o Moinho da Candosa, na aldeia da Candosa.
No final da visita dá-se o regresso à Vila de Góis, terminando assim o programa.
Vale a pena participar, pois de acordo com o que era feito outrora, vamos assistir à moagem dos cereais e a todo o processo até termos a farinha. Os interessados podem adquirir junto dos respetivos moleiros a farinha produzida por cada moinho.
A atividade é gratuita, mas necessita de inscrição, com nome, contacto e nº de participantes, para o endereço da lousitânea.
Informações: lousitanea@gmail.com