Domingo, 22 de Abril de 2012
9:30 até 15:00
A Caminhos com Carisma convida-vos a participar no seu próximo passeio pedestre. Será a 22 de Abril (Domingo) no concelho de Sobral de Monte Agraço perto de Lisboa. Não percam um belo passeio rural de Primavera.
Sempre com a temática dos moinhos bem presente, o percurso leva-nos a locais com interesse histórico, cultural e paisagístico, tais como o Forte Grande de Alqueidão, acapela Romano-Gótica de S. Salvador e a Igreja de Santo Quintino.
Informações úteis:
Sobral de Monte Agraço é vila e sede de concelho do distrito de Lisboa, integra-se na Região de Turismo do Oeste.
Tem uma superfície de, aproximadamente, 52 km², distribuída por três freguesia: Santo Quintino, Sapataria e Sobral de Monte Agraço.
Um pequeno concelho, quer em área geográfica, quer em população (8888 habitantes), mas com uma longa e rica história, como testemunham os documentos que lhe fazem
referência, desde o mais antigo que se conhece, que reporta ao tempo de D. Sancho I (1186) e o Foral Manuelino de1518.
Para além da riqueza natural, há muitos séculos que o homem ocupou estas paragens em atividades agrícolas, principalmente o vinho e o pão, de que os inúmeros moinhos
(que dão o nome ao percurso) são testemunho vivo. Salientamos o Moinho do Sobral que foi devidamente recuperado pela Autarquia e ainda o Moinho do Céu, que ocupa lugar de relevo na paisagem. A região de Sobral de Monte Agraço apresenta uma paisagem agrícola bastante recortada, e diversificada onde se destacam grandes extensões de cultura de vinha.
Santo Quintino é Monumento Nacional séc. XVI, magnífico templo, de três naves, provavelmente o último de fundação manuelina (1520).
A porta principal, híbrida de elementos manuelinos e renascentistas é datada, numa cartela, na pilastra do lado direito, de 1530. Estruturalmente, o edifício completou-se por esta data, no entanto, o aspeto atual do seu interior resulta de uma posterior e rica decoração de azulejos. Santo Quintino é um monumento da fase final da arquitetura manuelina e um autêntico museu do azulejo, em que figuram padrões únicos.
Situado no concelho de Sobral de Monte Agraço, o Forte do Alqueidão é, sem dúvida um dos mais belos miradouros da Estremadura. Do alto do Forte pode ser contemplado um panorama deslumbrante, onde se pode observar toda acosta atlântica, desde as Berlengas até Sintra, a Arrábida, o Rio Tejo e a lezíria ribatejana. No local, ainda se podem reconhecer as posições de fogo, as trincheiras e os fossos que serviam para reforçar todo este complexo defensivo, de grande alcance estratégico.
Devido à importância do Forte do Alqueidão neste sistema defensivo, instalaram-se no concelho dois quartéis-generais, durante as Invasões Francesas (1810).
Capela da São Tomé: em Casais de S. Quintino, as últimas obras executadas no ano de 1978, não alteraram a traça setecentista nem a aparência muito modesta deste pequeno templo. No altar-mor, estão as imagens, lavradas em calcário, de São Tomé e de Santa Catarina. Estas esculturas quase pautam pelos cânones habituais da imaginária medieval, sendo, no entanto, de cronologia mais tardia.
Numa quinta fronteira à primitiva igreja de Sobral de Monte Agraço, (igreja do Salvador do Mundo) a que dá acesso um arco medieval de cantaria encontra-se uma igreja romano-gótica, uma notável obra de arquitetura, Os dois grandes e largos arcos redondos e chanfrados, que acusavam os tramos da sua única nave resistiram ao tempo. Apoiam-se estes robustos arcos em capitéis lavrados e grossas e atarracadas colunas adossadas às paredes e recobertas de siglas de canteiros. Um terceiro e semelhante arco, com as respetivas colunas, marca a zona da capela-mor. As frestas, algumas delas entaipadas, são igualmente românicas. A pequena porta lateral é, porém, nitidamente gótica, de arquivolta quebrada, imposta e pequenos capitéis.
Capela de Nossa Senhora da Féna Zibreira da Fé, capela de uma nave, dos começos do séc. XVII, como o confirma a laje sepulcral existente no pavimento e datada de 1606. Os balaústres da teia são de mármore.
Quanto à capela, tem um teto de berço, caizotões simples e o seu retábulo pertence ao final do séc. XVIII. Nele se veneram três boas imagens: a do orago, a de São Francisco (séc. XVII) e a de Santa Eufémia (séc. XVIII). Num altar lateral, há uma notável imagem de madeira policromada de Nossa Senhora e o menino.
Local de encontro: Parque de Merendas de Sobral de Monte Agraço (ao lado da Junta de Freguesia). Coordenadas GPS:N39º01’04” W09º08’52”
Hora de encontro: 9h30m.
Hora de início da caminhada: 10h.
Percurso: Circular, partida e chegada a Sobral de Monte Agraço.
Distância: 14km.
Grau de dificuldade: Médio.
Hora prevista do final do programa: 15h (inclui paragens para reagrupamento, descanso e comer).
Como chegar ao ponto de encontro: De automóvel ir pela A8, sair para Sobral de Monte Agraço.
Em alternativa encontro no Lumiar em frente ao supermercado Europa às 8h30m. GPS:38.773763,-9.160421
Há possibilidade de boleia a partir de Lisboa (Lumiar) e partilha de custos da deslocação para quem necessitar.
Quem tiver boleia para oferecer agradeço que me avise e indique local de partida.
Preço do programa: 5 €
A atividade está coberta por seguro.
Conselhos:
– Uso de calçado confortável e com boa aderência aos solos, próprio para caminhadas;
– Uso de vestuário adequado ao tempo;
– Alimentação: trazer farnel e água;
Conduta:
Não se afastar do grupo, respeitar os campos cultivados, não danificara propriedade privada, respeitar a vida selvagem, não perturbar a tranquilidade local, deixar o lixo nos locais apropriados.
Para inscrição enviar mail para caminhoscomcarisma@gmail.com
http://www.facebook.com/CaminhosComCarismaLda
914907446 / 967055233.