No dia 2 de Dezembro a empresa Caminhos com Carisma vai realizar um percurso de 13 km no concelho de Palmela.
Palmela foi desde a sua génese um território propício à fixação humana, como nos documentam os sucessivos testemunhos arqueológicos desde a Pré-História Antiga até ao período Muçulmano.
Em 1147, com a expansão e subsequente ocupação territorial cristã, D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, conquista Palmela aos Mouros. Em 1185, concede foral à povoação e doa o castelo de Palmela aos Cavaleiros de Santiago. Seguiram-se, depois, várias conquistas e reconquistas entre cristãos e muçulmanos, tendo Palmela sido definitivamente recuperada no reinado de D. Sancho I. Em 1323, D. Dinis eleva Palmela à categoria de Vila. No ano de 1423, D. João I ordena a construção de um convento mestral para os “Freires de Santiago” e, em 1443, a Sede da Ordem Religiosa Militar de Santiago de Espada instala-se no Castelo de Palmela, até à extinção das Ordens Militares ocorrida em 1834.
A permanência desta Ordem Religiosa Militar foi de primordial importância a vários níveis – político, militar e simbólico – dado que, os seus objetivos, para além da vertente religiosa, promoviam o fomento do povoamento, a defesa do território e a conquista de novos espaços territoriais.
A 1 de Junho de 1512, D. Manuel I concede um novo foral à Vila.
Em 1755, o terramoto que trouxe a devastação a Lisboa, deixou também as suas marcas em Palmela. O Concelho de Palmela é extinto em 1855, sendo então integrado no de Setúbal (atual capital de distrito). Só a 8 de Novembro de 1926 o concelho foi de novo restaurado, iniciando-se então uma nova etapa da sua história – dois anos mais tarde, criam-se três novas freguesias: Pinhal Novo, Quinta do Anjo e Marateca. Atualmente constituído por cinco freguesias – Palmela, Marateca, Quinta do Anjo, Pinhal Novo e Poceirão (criada em 1988) –, o concelho abrange uma área de 462 km² onde vivem cerca de 55 000 habitantes.
Informações úteis
Data do evento: 2 de Dezembro (Domingo) de 2012.
Local de encontro: Entrada do castelo de Palmela
Coordenadas GPS: N 38º 33′ 57,25” , W 8º 54′ 5,79”
Como chegar ao ponto de encontro: Seguir pela Auto-estrada A2, sair para Palmela. Em Palmela ir até ao castelo. Estacionar junto ao castelo.
Hora de encontro: 9h30m.
Hora de início da caminhada: 10h.
Em alternativa encontro no Lumiar em frente ao supermercado Europa às 8h30 ou Sete Rios às 8h45m. Há possibilidade de boleia a partir de Lisboa (Lumiar) e partilha de custos da deslocação para quem necessitar.
Quem tiver boleia para oferecer agradeço que me avise e indique local de partida. Percurso: Circular, partida e chegada a Palmela. Passagem pela serra dos Gaiteiros, vale dos Barris e serra do Louro (No cimo da serra é possível admirar os moinhos de vento aí existentes).
Distância: 13 km.
Grau de dificuldade: Médio.
Hora prevista do final do programa: 15h (inclui paragens para reagrupamento, descanso e comer).
Preço do programa: 5 €
A atividade está coberta por seguro.
Miguel Pereira / Caminhos com Carisma Lda.
http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/CaminhosComCarismaLda
914907446 / 967055233.