Ponte de Lima recebe o Congresso Europeu em 2015 promovido pelo IFPRA – International Federation of Parks and Recreations Administration – Organização internacional que representa parques recreativos, de lazer, culturais e de serviços relacionados.
Ponte de Lima é referência a nível nacional e internacional no que respeita à singularidade e qualidade de espaços verdes, granjeando uma imagem ecológica e florida, para a qual em muito contribuíram os vários prémios atribuídos, no âmbito de concursos Nacionais e Europeus da Vila Mais Florida e o ambicioso e único – Festival Internacional de Jardins. Este colocou a Vila Mais Antiga de Portugal como destino privilegiado de milhares de amantes dos jardins e da arte a estes associada, fazendo deste evento palco distinto de comunicação para questões globais, nomeadamente, do ambiente da sociedade.
A motivação para reforçar esta imagem aumenta, captando o maior número possível de visitantes, favorecendo a economia local, mas também fazendo de Ponte de Lima mesa de debate sobre as questões relacionadas com os espaços verdes e ajardinados. Desde 2005 que Ponte de Lima realiza anualmente o Festival Internacional de Jardins, iniciativa inédita em Portugal e que vem ao encontro de políticas ambientais e paisagistas que a Vila tanto privilegia.
A realização do Congresso Europeu em 2015 em Ponte de Lima, promovido numa parceria entre o Município e a IFPRA, surgiu de uma candidatura apresentada pelo Município, durante a reunião anual dos Comissários da Europa, que decorreu em Turim e à qual concorreu também a cidade italiana de Milão.
A candidatura de Ponte de Lima constou de uma apresentação detalhada da Vila Mais Antiga de Portugal, nomeadamente, do seu posicionamento geográfico, do seu percurso no setor dos espaços verdes, do Festival Internacional de Jardins; da Área Protegida, verdadeiro santuário natural de espécies vegetais e animais e do empenho e da vontade em acolher este evento em Portugal, mais concretamente em Ponte de Lima.