O território PROVERE Villa Sicó

0

O território PROVERE Villa Sicó situa-se na região Centro e é constituído pelos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Penela (situados na sub-região do Pinhal Interior Norte), Pombal (situado na sub-região do Pinhal Litoral), Condeixa-a-Nova, Soure (situados no Baixo Mondego) e Tomar (situado na sub-região do Médio Tejo. Com uma área de cerca de 1 852,5 km2 (INE, 2009), apresenta em termos populacionais cerca de 158 745 (INE, Censos de 2011).

Como um dos principais atrativos deste território, surgem os produtos endógenos, pela realização contínua de atividades de promoção em torno destes (feiras e mostras gastronómicas). Destaca-se o Queijo do Rabaçal, o Azeite Terras de Sicó, o Mel Serra de Sicó, o Vinho Terras de Sicó, o cabrito, o borrego, as ervas aromáticas, o chícharo, os enchidos e os frutos secos. Alguns restaurantes locais do território já se renderam à singular qualidade destes produtos.

Em termos patrimoniais, este é um território de complementaridades entre espaços urbanos e outros assumidamente rurais, onde ainda é possível encontrar manifestações socioculturais tradicionais. Os principais espaços da Romanização do território encontram-se na Cidade Romana de Conímbriga, na Villa Romana de Santiago da Guarda e na Villa Romana do Rabaçal, sendo referências obrigatórias em matéria de património arquitetónico romano.

Julgamos ser de salientar a riqueza de uma cidade com as características de Conímbriga, dotada do seu centro cívico, o Fórum, zonas comerciais e habitacionais, algumas das quais residências ou  domus decoradas com mosaicos, como a conhecida «Casa dos Repuxos» e de lugares públicos de espetáculo, como um anfiteatro, um dos fatores de apelo dos indígenas para as novas capitalidades latinas. O aqueduto comprova-nos como a distribuição da água era crucial aos Romanos.

Em contrapartida, a vida agrícola pujante, expressa-se aqui nos exemplares das duas Villae romanas acima mencionadas, ricamente decorada a sua pars urbana, ou seja a residência dos proprietários, como é o caso do Rabaçal com pavimentos musivos, de que destacamos o célebre mosaico das Quatro Estações. De salientar ainda os seus balneários.

Já no Complexo Monumental  de Santiago da Guarda pode visitar-se a residência senhorial dos Condes de Castelo Melhor e, entre outros vestígios, o que resta de uma Villa agrícola, também datável do século IV.

Certamente nestas ricas propriedades agrícolas já se poderiam produzir muitos dos que ainda hoje são os recursos gastronómicos da região, a exemplo do queijo, do vinho, bem como as ovelhas e o gado suíno e caprino.

As características da paisagem, marcada pelos relevos calcários do maciço do Sicó, pela biodiversidade e qualidade ambiental mostram um forte potencial ambiental. A presença do rio Nabão (nome romano – Nabanus) no território PROVERE (Ansião, Alvaiázere, Condeixa-a-Nova, Pombal, Soure e Tomar) é um elemento geográfico unificador não só da paisagem, mas também das próprias vivências humanas, revelando como estes territórios estão próximos no que se refere à sua biodiversidade.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta