Passatempo premeia fotografias dos segredos mediterrânicos do Algarve

0

A dieta mediterrânica, registada na lista de património da UNESCO desde 2013, é o tema do novo passatempo fotográfico lançado pela Região de Turismo do Algarve, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Algarve. Os amantes da fotografia são novamente desafiados a pegar nas máquinas e a disparar para ganhar prémios. Têm até fim do mês para participar.

Depois de um passatempo dedicado ao património do Algarve, a RTA e a Direção Regional de Cultura voltam a juntar-se para promover o destino turístico em imagens, mudando o tema desta vez para a força da identidade mediterrânica na região. E o que pode ser fotografado? Tudo o que diga respeito a esta dieta e ao estilo de vida que ela representa, que abrange no fundo práticas produtivas e extrativas como a agricultura e as pescas, formas de preparação e de consumo dos alimentos, festividades, tradições orais e expressões artísticas.

Em resumo, quem tenha registos de varejadores de oliveiras, de pescadores e de pescado, de frescos nos mercados, dos pastores e do seu gado, da tradição da vinha e do vinho, do convívio prolongado à mesa e de festividades que se repetem ano após ano como a armação do presépio tradicional rodeado de searinhas ou como “os maios”, manifestação relacionada com a chegada do sol e o renascer da natureza, poderá participar. Ou então quem tiver uma boa imaginação que lhe permita retratar outros momentos associados à dieta mediterrânica.

O passatempo «Raízes mediterrânicas no Algarve – do passado ao presente» começou agora e irá prolongar-se até 29 de agosto. Cada concorrente poderá apresentar três fotografias, que deverão ser acompanhadas pelo preenchimento de um formulário próprio disponível em www.turismodoalgarve.pt, sítio onde também se encontra o regulamento para consulta.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta