A Bienal de Turismo de Natureza começa já no dia 26 de setembro e a Região de Turismo do Algarve (RTA) marca presença na primeira edição do evento que quer promover o património natural algarvio como boa motivação para viajar e fazer espadinhas aventureiras, reunindo de forma inédita no mesmo recinto – o Espaço Multiusos de Aljezur – várias empresas que operam no segmento de turismo de natureza.
São mais de 90 expositores organizados em quatro rotas (Tempo, Olhar, Aventura, Aromas e Sabores) e em quatro áreas destinadas a produtores, alojamentos e equipamentos, restaurantes e ainda instituições, onde a RTA estará representada num stand próprio com materiais de oferta para os visitantes.
O que chama realmente a atenção no evento é o facto de este juntar pela primeira vez um grupo de empresas, entidades e serviços ligados ao turismo de natureza com o objetivo de divulgar em conjunto este produto que só na Europa gera cerca de 22 milhões de viagens por ano.
«Há uma procura turística significativa por este produto na Europa e o Algarve tem de começar a saber tirar partido do seu magnífico património natural para atrair esses turistas que apresentam motivações muito específicas de viagem. Temos um território de belas paisagens, com fauna e flora diversificada, temos boa hotelaria de suporte, gastronomia ímpar e temos uma oferta já estruturada, que é a base de tudo isso», afirma o presidente da RTA, Desidério Silva.
Foi precisamente a pensar na divulgação deste produto turístico que a RTA e a Associação Turismo do Algarve (ATA) prepararam uma visita educacional para operadores turísticos e jornalistas estrangeiros, levando-os até à bienal para reforçar a componente de negócio com os agentes locais, no caso dos operadores, e para comunicar o lado mais puro do Algarve, no caso da imprensa.
«Quisemos aproveitar a bienal para mostrar a oferta de natureza do destino a tour operators internacionais e a jornalistas da Holanda, do Reino Unido e de Espanha, esperando que o contacto próximo, no local, lhes permita levar o melhor do Algarve neste segmento para os seus países de origem», explica Desidério Silva.
A Bienal de Turismo de Natureza decorrerá de 26 a 28 de setembro (a manhã do último dia é só para profissionais) com um programa repleto de aventura, tradição e sabor para os participantes, que terão oportunidade de experimentar passeios pedestres e em BTT, oficinas de olaria ou de assistir à atuação de um rancho folclórico, por exemplo. Isto, claro, a par da descoberta de toda a oferta de natureza que as entidades e empresas algarvias apresentarão no recinto.
O evento é organizado pelas associações Vicentina, In Loco e Terras do Baixo Guadiana, com o apoio da RTA, ATA, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e do município de Aljezur.