·35 equipas de vários países vão colorir os céus alentejanos de 8 a 15 de Novembro
·Alter do Chão e Fronteira serão as localidades anfitriãs do festival
Organizado pela Publibalão (em cooperação com o Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo), este é o festival mais antigo e prestigiado do país
O Festival Internacional Rubis Gás Balões de Ar Quente regressa pelo 19º ano consecutivo ao norte alentejano, que reunirá pilotos oriundos de vários países europeus. A 19ª edição do festival terá lugar em Alter do Chão e Fronteira, no Alentejo, de 8 a 15 de Novembro.
A programação é inaugurada dia 8 com o check-in das equipas participantes, sendo que os voos gratuitos em balão de ar quente abertos a passageiros decorrerão de 9 a 14 de Novembro.
Nesta edição, o evento contará com a participação de 35 equipas de vários países (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Holanda e Alemanha). Todos os pilotos presentes no festival são profissionais com créditos firmados no balonismo, pelo que a Publibalão e o Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo garantem que é totalmente seguro voar com qualquer uma das equipas. O 19º Festival Internacional Rubis Gás Balões de Ar Quente promete colorir os céus alentejanos, onde a população também está convidada a viver a inesquecível experiência de voar*.
A organização do festival é da responsabilidade da Publibalão em parceria com o Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, fundado em Novembro de 2012, sendo a primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira, no Alto Alentejo.
Aníbal Soares, piloto profissional, sócio-gerente da Publibalão e organizador do evento, assinala que “ao longo destes 19 anos, o FIBAQ tem proporcionado experiências de voo gratuitas a largas centenas de passageiros” e esta é uma excelente forma de promover o Alentejo como região turística de excelência. Assim, os objectivos primordiais do festival passam pela “promoção da prática do balonismo em Portugal, pelo reforço da aposta no impacto do festival nas localidades aderentes e, naturalmente, o aumento do retorno mediático para patrocinadores e parceiros”, conclui.