De 20 a 22 de maio, Beja revive a grandeza e imponência de Pax Julia no centro histórico da cidade com um programa repleto de atividades, música, cortejos com cavalos, mercado, falcoaria, acepipes e espetáculos de fogo.
A grandeza e imponência de Pax Julia revive-se, durante 3 dias, no Centro Histórico da cidade. Mas, é na Praça da República, local onde se situava o forum romano e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, que acontece o grande bulício desta recriação.
Os mercados faziam parte da vida quotidiana das cidades na época, por isso, poderá encontrar neste mercado romano, mercadores a vender produtos baseados ou inspirados naqueles que existiam na época e experimentar alguns pratos recriados, com base nos alimentos disponíveis naquele período.
Outro dos momentos altos do programa são os cortejos que percorrem o Centro Histórico numa verdadeira manifestação do esplendor da época romana. Este é um momento aberto à participação de todos os que se pretendam juntar a esta festa.
‘O Triunfo do General’, é o tema proposta para esta edição da Beja Romana.
Corria o Século I a .C., quando Quinto Sertório (General) à frente de um valeroso exército celebrou triunfante as suas vitórias sobre os territórios da Lusitânia, na cidade à qual Júlio César viria a atribuir o nome de Pax Júlia (hoje cidade de Beja).
Este general, fez-se acompanhar de uma multidão de colonos e escravos, fazendo-se receber de forma triunfal.
É este acontecimento que se pretende recriar, este ano, com as celebrações de Beja Romana, com um programa de 3 dias, repleto de atividades, música, cortejos com cavalos, mercado, falcoaria, acepipes e espetáculos de fogo.