Considerada uma das expedições de desporto aventura mais duras do mundo, a Red Bull Dolomitenmann conta este ano com a primeira participação de uma equipa portuguesa. Num cenário extremo em plenos Alpes, o Team Portugal constituído por Nuno Virgílio (Parapente), António Palavra (Kayak), Mário Fonseca (Corrida) e Tiago Ferreira (BTT) – este último acabado de chegar dos JO do Rio – vão dar o seu melhor numa competição ao cronómetro.
Cumprindo em 2016 a sua 29ª edição, a Red Bull Dolomitenmann é considerada uma das expedições de desporto aventura mais duras da atualidade. Criada em 1988 pela lenda do ski Werner Grissmann, a ação decorre em território austríaco, com partida de Lienz e epicentro nos Alpes orientais.
A competição envolve quatro modalidades – parapente, canoagem, corrida e BTT – num sistema de estafetas, vencendo a equipa mais rápida. Para começar, há uma de montanha onde os participantes vão subir dois mil metros em hora e meia. No capítulo do voo, não é preciso apenas descolar e evoluir a bom ritmo entre os picos dos Dolimites – há também que aterrar para cumprir um ponto de passagem intermédio, carregando pelo meio todo o equipamento. No BTT há muitas zonas onde a progressão se torna impossível e para avançar só mesmo com a bicicleta às costas. A descida para o vale faz-se pelos trilhos que no Inverno estão cobertos de neve e onde se disputa uma famosa prova da Taça do Mundo de Ski. Finalmente, a canoagem (kayak de águas bravas) começa com o salto de uma cascata de sete metros!
Cerca de 100 equipas de todo o mundo vão marcar presença na partida, no próximo dia 10 de setembro. Portugal estreia-se na competição, com o Bicampeão de Parapente Nuno Virgílio, o especialista em águas bravas António Palavra, o corredor Mário Fonseca e ainda o ciclista Tiago Ferreira – este último acaba de chegar do Rio de Janeiro, onde representou o nosso país na disciplina de BTT Cross Country dos Jogos Olímpicos. Sem experiência neste tipo de formato, o quarteto nacional aposta em ir o mais longe possível na Áustria, como explica o capitão de equipa do Team Portugal, Nuno Virgílio; “Estamos bem preparados em cada uma das modalidades e vamos dar tudo para chegar o mais longe possível”.
Em 2015, os vencedores da Red Bull Dolomitenmann (a equipa austríaca Leine Zeitung) precisaram de apenas 4h07.57 para cumprir o traçado da expedição.
Esta aventura pode ser acompanhada de perto em www.redbulldolomitenmann.com