10 de Março (6ª feira): Partida em carros particulares para Mértola e dormida em Hotel.
11 de Março (Sábado):
9h30m: Visita guiada ao centro histórico de Mértola.
Mértola é uma vila com um passado muito importante, que a coloca desde há alguns anos num local de destaque nacional e internacional no que à arqueologia e ao património diz respeito. Este passado e todo o trabalho até hoje realizado traz-nos uma responsabilidade acrescida, uma responsabilidade de conservar, valorizar e divulgar toda esta riqueza patrimonial. Uma viagem no tempo ao reencontro do passado glorioso daquela que foi outrora conhecida como o último porto do Mediterrâneo. Passeio pedestre pelo circuito urbano da Vila de Mértola com visita aos 8 núcleos museológicos e outros pontos de grande interesse cultural e arqueológico.
O Museu de Mértola, criado pela Câmara Municipal de Mértola em 2004, é composto por vários núcleos dispersos geograficamente, na sua maioria localizados no Centro Histórico de Mértola. Tem sido a sua função estudar, inventariar, tratar, conservar e divulgar todo o espólio que, ao longo dos últimos 30 anos, foi sendo descoberto nas inúmeras intervenções patrimoniais e arqueológicas. O património é assim um dos vectores fundamentais para o desenvolvimento do concelho de Mértola.
12h30m: Tempo livre para almoço.
14h: Início do percurso pedestre “Guadiana o grande rio do Sul”.
Um rio de leito encaixado por montes e vales, um rio de curso irregular modelado pelo vaivém das marés e, fortemente, influenciado pelas águas das chuvas, um rio domicílio milenar de vida selvagem, um rio com história e cheiro a mediterrâneo: este é o Guadiana, o grande Rio do Sul!
Distância: 10 km; Grau de dificuldade: Fácil.
Trazer água e refeição ligeira.
17h: Fim do percurso.
20h: Jantar de grupo em restaurante (opcional).
12 de Março (Domingo):
10h: Visita guiada á zona industrial das Minas de São Domingos e percurso pedestre “Rota do Minério”.
Distância: 7 km; Grau de dificuldade: Fácil.
Terra de contrastes, a singularidade da localidade da Mina de S.Domingos não deixa indiferente o olhar de quem por aqui passa. Ao cenário idílico das águas calmas e límpidas da Tapada Grande, convite aberto a um mergulho nos dias de estio; contrapõe-se a paisagem quase apocalíptica do antigo complexo mineiro: ruínas, restos de maquinaria pesada, uma linha-férrea desactivada e zonas áridas, estéreis de qualquer vestígio de vida. A visita é obrigatória, e uma vez aqui, enquanto calcorreia as vielas e os caminhos da antiga rota do minério, experiencie a memória viva das gentes que aqui trabalharam.
12h30m: Tempo livre para almoço.
14h: Passeio de Baco no rio Guadiana.
15h: Fim do programa.
Preço do programa:
120 € por pessoa com alojamento em Hotel em quarto duplo com vista de rio. 95 € por pessoa com alojamento em Hotel em quarto triplo.
O pequeno almoço e os passeios referidos no programa estão incluídos. Almoços, jantares e deslocações não estão incluídos no preço do programa.
A atividade está coberta por seguro.
Para inscrição enviar mail para caminhoscomcarisma@gmail.com