Em ano de centenário, o Museu de Lamego abre as portas à formação e nos próximos dias 2 e 3 de março promove um Workshop de Inventário do Património Cultural Móvel. Divulgar princípios, metodologias e boas práticas para o estudo e inventário das coleções museológicas é um dos grandes objetivos desta ação dirigida a profissionais da área.
Desenvolver competências profissionais no âmbito da gestão de coleções museológicas, contribuir para o desenvolvimento do inventário como sector estrutural e estruturante da atividade museológica e perceber a importância da inventariação na gestão e salvaguarda do Património Cultural são outros dos objetivos da formação, que traz ao Museu de Lamego a coordenadora e formadora do Curso de Inventário do Património Cultural Móvel da Rede Portuguesa de Museus desde 2014, Teresa Campos.
Ao longo de dois dias, serão vários os tópicos a abordar desde o papel do inventário no contexto amplo das funções museológicas, constrangimentos e potencialidades, planeamento, gestão e controle de qualidade no processo de inventário, mormativos e standards, boas-práticas, entre outras temáticas.
O Workshop de Inventário do Património Cultural Móvel destina-se a profissionais das áreas da museologia e património e está limitado a 20 inscrições.
De acesso livre, a inscrição é, no entanto, obrigatória e deverá ser feita em www.museudelamego.pt.