À descoberta da Mata de Santa Rita

0

Com o engenheiro florestal Norberto Santos
15 Abril (Domingo)
Ponto de encontro: 9h30 em Santa Rita (Algarve)

Neste passeio pelo Perímetro Florestal da Conceição de Tavira, área conhecida também como Mata de Santa Rita, vamos conhecer a sua história e valores naturais.
Os terrenos que hoje o constituem (com uma área de 449,791 ha) são terrenos baldios municipais, que em tempos asseguravam o direito ao pastoreio e uso dos matos por parte das populações vizinhas. Esta área foi em 1916 submetida a Regime Florestal Parcial, tendo sido também nessa altura aprovado o primeiro plano de arborização, à base de espécies de rápido crescimento, diferentes eucaliptos e a acácia. Foi então regulamentada a distribuição dos produtos da sua exploração entre as populações locais e o Estado.
Pese embora, na sequência de uma prolongada actividade silvícola, predominarem o Pinheiro-manso (Pinus pinea), Eucalipto (Eucalyptus sp., um total de 17 variedades) e acácias (Acacia picnantha), encontramos também diversas quercíneas tais como a azinheira (Quercus rotundifolia), que domina o elenco arbóreo, o sobreiro (Quercus suber), que surge pontualmente, às quais se juntam o zambujeiro (Olea europaea var. sylvestris), a alfarrobeira (Ceratonia siliqua), entre outros. Na Primavera florescem a esteva, o rosmaninho e o tojo colorindo o coberto arbustivo.

No interior do perímetro existem numerosas pequenas linhas de água de regime efémero, que se associam a pequenas charcas e barragens.

No extremo NE do Perímetro Florestal em área de pinhal manso vedada, com uma área de cerca de 40 ha, foi estabelecida uma área destinada a actividades ao ar livre em espaço florestal. No seu interior encontra-se uma pequena comunidade de gamos, uma pequena lagoa com observatório de aves recuperado no início deste ano 2012, alguns trilhos sinalizados, e um parque de merendas com diversos equipamentos destinados a actividades recreativas.

Esta área tem sido, desde há muitos anos, lugar de encontro e convívio das populações próximas que aí se juntam regularmente, em particular no Dia de Santa Maria (2 de Fevereiro) para apanhar as mimosas em flor, e no dia 1 de Maio para os tradicionais piqueniques em família.

Norberto Santos, formado em Engenharia Agro-Florestal, é técnico Superior do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, IP, onde desenvolve trabalho na área das matas e perímetros, viveiro florestal, fitossanidade florestal e protecção de arvoredos.

INFORMAÇÕES
Os percursos realizam-se aos Sábados e Domingos, entre Abril e Outubro.
Pontos de encontro em Santa Rita no CIIPC (antiga escola primária) ou Cacela Velha (junto à cisterna), consoante o percurso.
Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protector solar. Para os percursos nocturnos deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.
A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

INSCRIÇÕES
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | http://ciipcacela.wordpress.com
As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o nome e contacto.
Valor de inscrição – 3€.

Organização
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta