Os CTT apresentam, esta quinta-feira, dia 11 de julho, um novo livro, “Museus Centenários de Portugal – Volume I”, uma visita a diversos espaços emblemáticos, nascidos nos tempos da Monarquia e da República, que guardam uma enorme riqueza e têm uma história fascinante para contar.
Prefaciada por Guilherme d’Oliveira Martins, esta edição da autoria de Cristina Cordeiro e fotografia de Manuel Aguiar tem início, e não por acaso, no Museu das Comunicações que, não sendo centenário, acolhe a coleção centenária oriunda do antigo Museu dos CTT. Daí em diante, são treze os museus descritos ao longo do livro, todos eles compreendidos entre 1772 e 1894. São eles, o Museu da Ciência da Universidade Portuguesa; o Museu Nacional Soares dos Reis; o Museu Militar de Lisboa; o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa; o Museu Geológico de Lisboa; o Museu Arqueológico do Carmo; o Museu Carlos Machado; o Museu Etnográfico e Histórico da Sociedade de Geografia de Lisboa; o Museu Nacional de Arte Antiga; o Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento; o Museu Nacional da Arqueologia; o Museu Municipal Santos Rocha; e o Museu Municipal de Faro.
Lançado no mercado no dia 11 de julho, este primeiro volume bilingue tem uma tiragem de 4000 exemplares e conta com os 13 selos da emissão homónima de 2019. O livro tem o valor unitário de 40,00€. O design gráfico é da autoria AF Atelier e a tradução para inglês de Mick Greer.
O segundo volume do livro será lançado no próximo ano.
Novo livro dos CTT “Museus Centenários de Portugal”
0
Partilhe