Investigadores do INESC Coimbra e da Universidade de Coimbra desenvolvem aplicação para ajudar cidadãos a comunicar local onde ocorre um fogo florestal.
Um grupo de investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra) e da Universidade de Coimbra (UC) está a desenvolver uma aplicação (app) que permite comunicar em tempo real a localização de um foco de incêndio florestal.
A principal novidade deste projeto – FireLoc – é que o utilizador da app, ao observar esse foco de incêndio (de preferência, na fase inicial), aponte a câmara do telemóvel para o local e tire uma foto. Nesse preciso momento o sistema obterá automaticamente as coordenadas do local onde o utilizador se encontra, a sua orientação e permitirá ao utilizador disponibilizar mais alguns dados adicionais que ajudem o sistema na validação da informação.
Após a receção, e segundo o co-investigador do projeto Alberto Cardoso, “o programa fará a avaliação e validação da informação através de um algoritmo baseado em inteligência artificial”, disse.
Efetuado este trabalho, a plataforma trabalhará os dados de forma a disponibilizar a informação às autoridades de Proteção Civil. “O objetivo é que as autoridades tenham acesso à localização exata de um fogo e, desta forma, tenham a máxima informação para um combate mais rápido às chamas”, afirma a investigadora responsável Cidália Fonte.
O projeto obteve um financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que permitirá, nos próximos dois anos, desenvolver a aplicação para a recolha de dados e a metodologia que permita validar os dados recolhidos pelos cidadãos. “O objetivo é que o FireLoc esteja disponível para todos os cidadãos em 2021”, disse a investigadora.
A equipa é composta por investigadores do INESC Coimbra, do Departamento de Matemática e do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra.