Lampreia do Rio Cávado, vinhos verdes do concelho e clarinhas de Fão compõem a ementa do Fim-de-semana Gastronómico de Esposende, que decorrerá entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março.
A iniciativa insere-se no cartaz dos “Fins-de-Semana Gastronómicos” da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal e marca o arranque da 21.ª edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar” do Município de Esposende, onde se incluem várias iniciativas de animação de âmbito educacional, cultural e turístico.
Vinte e três restaurantes do concelho aderem à iniciativa, assim como quatro hotéis que concederão descontos de 10% no alojamento nas noites de sexta, dia 28, e sábado, dia 29, aos clientes dos Fins-de-semana Gastronómicos.
Paralelamente à vertente gastronómica, Esposende apresenta várias propostas de animação. Assim, no Espaço Aldeias de Mar, que estará instalado no Largo Rodrigues Sampaio, no centro da cidade de Esposende, ao longo de todo o fim-de-semana, haverá lugar à sensibilização, através da ação “Sustentabilidade: Mudança necessária – Educar para a consciencialização e responsabilidade”. O espaço estará aberto no 28, das 10h00 às 19h00, no dia 29 das 10h00 às 22h00 e, no dia 1 de março, entre as 11h00 e as 22h00.
A música e o teatro surgem também associados a este evento. Na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, às 21h30, na Igreja Paroquial de Marinhas, terá lugar o Concerto pela Orquestra da Costa Atlântica e o tenor Carlos Guilherme. No sábado, dia 29, às 21h30, e no domingo, 1 de março, às 16h30, no Auditório Municipal de Esposende, o grupo infantojuvenil “Boca de Cena” leva à cena a peça “Seda”, no âmbito do FestiAma – Festival de Teatro Amador de Esposende.
No dia 1 de março, domingo, no Largo Rodrigues Sampaio e Largo do Mercado, realiza-se mais uma edição da Feira das Velharias.
A 12.ª edição dos Fins-de-semana Gastronómicos da TPNP está a decorrer desde o final de novembro de 2019 e prolonga-se até ao próximo dia 29 de novembro, com interregno nos meses de julho e agosto. Esta edição conta com o envolvimento de 78 dos 86 municípios da área da TPNP, mais de mil restaurantes, 500 empreendimentos turísticos e 350 quintas, adegas e espaços enoturísticos.