A segunda fase dos Passadiços do Penedo Furado já se encontra terminada, sendo assim já possível percorrer o troço de passadiços entre a Praia Fluvial do Penedo Furado e o miradouro das Fragas do Rabadão.
Os trabalhos tiveram um custo de 104.056,60€ + IVA e, ao todo, foram intervencionados 760 metros de distância (com regularização do piso e colocação de guardas em madeira) e criados mais 260 metros de passadiços em madeira. No total, desde a Praia até ao miradouro das Fragas do Rabadão, os caminhantes irão agora percorrer cerca de 1400 metros.
Os trabalhos incluíram ainda a criação de uma via de acesso à Bicha Pintada em passadiço de madeira, a remoção de grades metálicas e consequente substituição por madeira e a substituição de pontes em betão por pontes em madeira.
Enquanto os trabalhos da 3ª Fase estiveram a decorrer (que vão fazer a ligação entre o local do final desta 2º Fase e a Praia), foi criada um pequeno desvio para que os caminhantes, caso assim o desejem, possam fazer o percurso de forma circular, percorrendo a distância entre o miradouro das Fragas do Rabadão e a Praia Fluvial pela Estrada Nacional 2.
Com a finalização desta segunda fase de trabalhos, os Percursos Pedestres ‘Trilho das Bufareiras’, ‘Grande Rota da Prata e do Ouro’ e ‘Grande Rota do Zêzere’ podem igualmente já ser percorridos.
O Vice-Presidente e responsável pelo pelouro do Turismo do Município de Vila de Rei, Paulo César Luís, afirma que “os Passadiços do Penedo Furado são, desde a sua criação, um dos principais e mais visitados pontos turísticos do nosso Concelho. Esta ampliação do seu percurso permite que os visitantes tenham também acesso a uma zona de miradouros e mais quedas de água, reforçando a já elevada beleza destes Passadiços. Passam também a estar disponíveis três dos Percursos Pedestres que passam pelo Concelho, numa altura do ano em que são já muitos os visitantes que procuram os notáveis trilhos de Vila de Rei.”