O ciclo de “Cinema na Vinha” promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) regressa a 6 de Julho e, até Setembro, estarão em exibição cerca de duas dezenas de filmes em diferentes quintas da Região e nos jardins da Casa dos Vinhos Verdes, no Porto, que incluem prova de vinhos e outras actividades preparadas em cada local.
Com curadoria de Paulo Cunha e de Tiago Fernandes, a edição de 2023 do ciclo de cinema ao ar livre tem por tema “O Terroir”, transpondo da vitivinicultura para a tela o conceito focado num tipo de cinema que também se centra num território particular, com traços distintivos e que reproduz imagens e sons singulares que servem como matéria-prima para obras únicas.
Partindo de uma viagem que começa no Japão e que termina no Brasil, a programação do ciclo de cinema aborda várias latitudes e culturas sui generis, que merecem ser observadas e escutadas com a maior atenção e devidamente acompanhadas por um copo de Vinho Verde.
“Este ciclo de cinema na vinha é já, há alguns anos, procurado por vários públicos na cidade do Porto e na Região, pelo que este ano decidimos reforçar a programação e eleger o terroir como tema central para viagens pelo mundo durante todo o Verão. Apostamos num formato descontraído que permite visitar o Palacete e usufruir dos jardins, ao mesmo tempo que podem ser provados os vinhos da Região, sorvetes criados a partir de castas icónicas e outros produtos que harmonizam perfeitamente. Nas quintas, a hospitalidade dos produtores e a crescente oferta de enoturismo que se vai afirmando por toda a Região garantem programas exclusivos em diferentes locais, celebrando sempre o Vinho Verde”, destaca Dora Simões, Presidente da CVRVV.
As sessões têm início pelas 21h30 e são limitadas a um máximo de 50 pessoas. Os bilhetes estão disponíveis em www.vinhoverde.pt ou através dos contactos de cada espaço aderente.