A equipa portuguesa do projeto europeu OLIVE4ALL decidiu convidar todas as entidades ligadas ao património olivícola (autarquias, museus, lagares de azeite, instituições culturais, etc.), de norte a sul do país, a integrarem uma rede nacional de eventos comemorativos do Dia Mundial da Oliveira.
Da ideia inicial à ação, mediou menos de um mês. Em escassos dias aderiram à proposta lançada pelo projeto OLIVE4ALL um total de 53 entidades, que se auto-organizaram a nível local e regional para garantirem a implementação de um vasto leque de eventos locais comemorativos do Dia Mundial da Oliveira.
A rede de eventos comemorativos estende-se às três principais regiões portuguesas com tradição olivícola: Norte, Centro e Alentejo.
Na região Norte, os interessados podem optar entre os seguintes locais e programas:
Porto, Loja do Azeite: Prova Degustação Azeites; Festa de aniversário da loja “Fábrica do Azeite“ no Porto, com oferta de bolo de aniversário.
Vila do Conde, Escola Superior de Hotelatia e Turismo: Aula aberta: “Olivoturismo – experiências de harmonização” (degustação de azeite, preparação e harmonização de 2 sobremesas – Trufas de Chocolate e Gelado e Pimento Vermelho – com azeites de diferentes perfis”).
Macedo de Cavaleiros, Centro de Dia da Lagoa: Visita ao Lagar; Prova de Azeite e Debate sobre a oliveira e os seus produtos, com investigador convidado.
Mirandela, Museu da Oliveira e do Azeite: Visita Orientada ao Museu da Oliveira e do Azeite, Oficina de Prova de Azeite, concurso de fotografia, A história e tradição no Lagar de Varas de Guide.
Mirandela, EPA –Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural: Na rota da oliveira – A comunidade escolar é desafiada a participar numa imersão oleoturística.
Mirandela, Quinta de Santo Amaro: Prova de Azeites.
Vila Nova de Foz Côa, Cineteatro Municipal de Vila Nova de Foz Côa: Teatro “Um Fantasma Chamado Isabel”, Grupo de Teatro da Santa Casa da Misericórdia de Vagos.
Vila Nova de Foz Côa, Terminal Rodoviário de Foz Côa: Prova de degustação de azeites, comentada por Marisa Ribeiro, Responsável de Qualidade da CARM.
Vila Nova de Foz Côa, Museu do Côa: Showcooking; Apresentação de projeto embrionário de produtos de higiene e cosmética à base de azeite “Dona Camira”, de Catarina Miranda.
Na região Centro, o Programa de Comemorações do Dia Mundial da Oliveira inclui uma oferta diversificada de eventos, envolvendo um total de 10 concelhos, e toas as opções disponíveis fazem jus às expectativas de quem deseja conhecer os segredos do património olivícola, designadamente:
Mangualde, Casa das Palmeiras: Exposição fotográfica sobre a apanha da azeitona; Exposição literária sobre a oliveira, a azeitona e o azeite; Degustação de azeite.
Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – Auditório I: Degustação de azeite e Aula Aberta (Oradora: Drª Maria José Araújo), Tema: “O papel do azeite na Dieta Mediterrânica”.
Castanheira de Pêra, Lagar-museu do Corga: Lançamento do mini-doc “Lugares e Lagares”; Provas de azeite; Menu de degustação / jantar volante.
Castanheira de Pêra, Lagar do Bolo: Visita ao lagar.
Fundão, Agrotech: Prova de degustação de azeites; Formação de olival.
Fundão, Orca: Apresentação da oliveira milenar na freguesia da Orca; Apresentação de resultados da Olival Velho.
Oliveira do Hospital, Museu do Azeite e Olival: Receção dos participantes e Apanha da Azeitona; Coffee Break no Olival
Oliveira do Hospital, Museu do Azeite e Restaurante Olea: Visita temática e Tibornada.
Sertã, Freguesia do Troviscal: Interpretação Fenológica da Oliveira; Demonstração e Explicação do processo de extração do azeite; Análise sensorial de azeite local (degustação, Enquadramento do azeite na gastronomia local.
Torres Novas, Museu Agrícola de Riachos: Apresentação do projeto Ouro Liquido; Prova de degustação de azeites.
Abrantes, Mouriscas – ponto de partida Oliveira do Mouchão: Caminhada “Saberes e sabores em redor do azeite”.
Caldas da Rainha, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste: Aula aberta e Debate; Almoço “OlivoGastronómico”; Oficina de Padaria “A inquestionável aliança – Azeite, Pão e Vinho”, com o chefe padeiro Ramiro Ferreira e a chefe escanção Marisa Rosa.
Peniche, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar: Apresentação do Projecto Olive4All; Prova de Azeites, sob orientação de Miguel Móteo; Amuses bouches e Receitas tradicionais à base de azeite – Degustação, sob orientação de Samuel Sousa.
E, naturalmente, o território integrado na região de turismo Alentejo e Ribatejo, que detém a maior densidade de olivais do país e onde se produz entre 75% e 80% do azeite nacional, também marca presença com um conjunto muito interessante de eventos, designadamente:
Rio Maior, instalações da empresa Azeite Fonte da Bica: Visita guiada ao Lagar, ao Museu e à Loja; Provas de azeites; Degustação de produtos.
Redondo, Courela do Zambujeiro: Apresentação sobre o azeite; Prova de azeite.
Mourão, Santa Casa da Misericórdia: Prova de vinhos; Visita a Oliveira Milenar.
Moura, CEPAAL: Prova de azeites.
Moura, escolas aderentes: Trabalhos manuais, provas de azeite e alimentos confecionados com azeite; Plantação de oliveiras (iniciativas promovidas pelo CEPAAL).
Beja, Instituto Politécnico de Beja (ESTIG): Workshop “A Oliveira, o Azeite e o Turismo no Baixo Alentejo”; Aula aberta ““Conhecer os Azeites do Alentejo: prova de azeite aos alunos do curso de Turismo da ESTIG/IPBeja”