Castanheira de Pera reforça aposta em pedestrianismo e natureza em 2024

0

A Prazilândia, Turismo e Ambiente E.M e o Município de Castanheira de Pera preparam a 2º edição do programa “Doze Meses Doze Caminhadas”, uma proposta com rotas temáticas que exploram a beleza do concelho.

Após o sucesso de 2023, as caminhadas do programa “Doze Meses Doze Caminhadas” estão de volta e oferecem uma oportunidade única para explorar ecossistemas diversos além de descobrir e aprender sobre a flora e fauna locais.

O programa propõe contemplação de paisagens pitorescas e ligação com a biodiversidade do concelho de Castanheira de Pera, proporcionando momentos de convívio e lazer sempre respeitando a sustentabilidade do território.

No mês de março, vem a “Rota da Urze”, uma planta fundamental para o mel de urze produzido na Serra da Lousã. Assim, com início e final na aldeia do Vilar, esta caminhada será envolvida em púrpura e Serra até perder de vista.

Em abril, a “Rota Botânica” para apreciar o que de melhor a estação primaveril tem para oferecer aos sentidos.

Em maio, uma caminhada para recordar caminhos e tempos em que gentes da aldeia do Coentral iam a bailes ao Candal (Serra da Lousã) e que gentes do Candal vinham trabalhar às fábricas do Coentral, numa época em que as danças e os trajetos de labuta eram rituais de convívio.

Em junho, propomos outro regresso, o da rota “O Caminho dos Mortos”, desta vez com início na aldeia do Camelo e final na aldeia do Coentral.

A proposta do mês de julho é em “Lusco Fusco” e em noite de lua cheia para assistir ao seu aparecimento em todo o esplendor.

Depois do sucesso da “Caminhada Aquática” em agosto de 2023, voltamos em agosto de 2024. Espera-se uma manhã refrescante ao longo da Ribeira de Pera.

Setembro é mês de brama dos veados, um espetáculo da natureza que só a Serra da Lousã consegue proporcionar. Serão realizadas duas caminhadas de forma a contemplar este espetáculo em dois momentos distintos do dia.

Para outubro, a “Rota da Castanha e do Mel” promete visitar alguns dos mais belos soutos de Castanheira de Pera bem como passar pela Feira do Mel e da Castanha do Coentral, a decorrer nessa altura.

A proposta do mês de novembro é o “Trilho do Neveiro”, este ano no dia 10, uma nova edição que promete honrar o labor dos ancestrais neveiros.

O programa termina no dia 1 de dezembro com a “Rota Micológica” na aldeia do Carregal Fundeiro.
Todas as atividades são desenhadas para famílias, grupos de amigos ou empresas. As mesmas são realizadas com a máxima segurança e requerem inscrição prévia.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.