A Restrito comemora neste mês de setembro o seu 17.º aniversário, reafirmando o seu compromisso com a produção de vinhos autênticos que representam o caráter único do Douro. Fundada por um grupo de amigos apaixonados pela arte do vinho e pela região, a Restrito transformou-se, ao longo dos anos, numa referência no mercado, através do elevado padrão de qualidade dos seus vinhos, com características invulgares destinados a consumidores modernos, que se reflete nos prémios com que as várias colheitas têm sido distinguidas em concursos nacionais e internacionais.
Desde a sua origem, a Restrito continua a cativar o público, elevando a região do Douro no mercado vinícola. João Barbeiro, cofundador da empresa, destaca que “Cada garrafa da Restrito é mais do que um vinho, é uma expressão da nossa paixão pelo Douro, pela amizade que une este projeto e pelo desejo constante de surpreender o paladar dos nossos clientes, com vinhos que assegurem qualidade”.
O Alto Douro como fonte de inspiração
Com uma paisagem rica em tradição vinícola e uma natureza exuberante que molda as vinhas e as encostas da região, o Alto Douro Vinhateiro inspira continuamente a Restrito. O terroir desta região, que combina o clima, os solos xistosos e a influência do rio Douro, cria condições ideais para a produção de vinhos de grande complexidade e caráter. Com isto em mente, aliando a paixão pelo Douro e pela arte vinícola, impulsionados pelo enólogo Carlos Magalhães, que desempenhou um papel fundamental na formação em enologia dos empreendedores da marca, os membros da Restrito decidiram adquirir um lote de vinho tinto de 2006, nascendo assim a Restrito.
A marca resultou da ideia de ser um restrito grupo de amigos e foi em 2007 que, formalmente, a empresa inicia a sua atividade, com a comercialização do primeiro vinho, o Tinto Colheita 2006, dedicando-se à produção de vinhos de excelência da região do Douro Superior.
Este aniversário, para além de simbolizar 17 anos de vinhos de excelência, representa também a amizade que continua a ser o alicerce da empresa. “Acreditamos que o segredo para criar vinhos excecionais está na dedicação e no espírito de união que sempre norteou a Restrito”, salienta Jorge Marques, cofundador da Restrito. Acrescentando que “A nossa história é uma prova de que quando a amizade, a paixão e o Douro se unem, o resultado é verdadeiramente único“.
Os vinhos da Restrito são uma celebração do que o Douro tem de melhor. Disponíveis em diversos pontos de venda e através do website oficial (www.restrito.pt), os apreciadores dos néctares do Douro Superior podem encontrar e degustar as últimas edições – Tinto Reserva 2021, Rosé Reserva 2022, Rosé 2022, Branco Reserva 2022, Tinto 2020, Branco 2023 e Tinto Grande Escolha 2019 – com a promessa de qualidade e autenticidade que definem a marca.
Rosé Reserva 2022 – A recente produção da Restrito, em edição limitada
Este maio deste ano, a Restrito apresentou a sua última criação: o Rosé Reserva 2022. Inspirado nos melhores vinhos da Provence, este Rosé é uma expressão elegante e refinada das castas Touriga Nacional e Tinta Roriz. Sobre este vinho António Ribeiro, cofundador da Restrito, salienta que “Queríamos criar um rosé que se destacasse pela sua complexidade, capaz de competir com os melhores rosés do mundo, mantendo a identidade e o caráter do Douro. O Rosé Reserva 2022 reflete perfeitamente esse objetivo”. Acrescentado que “É mais do que um vinho, é uma experiência sensorial”.
Em nota de prova, apresenta-se estruturado e fresco, com um primeiro contacto mineral e floral que abre o palato para uma experiência única à mesa. A produção especial deste vinho, lançada em maio deste ano, foi feita num lote de apenas 600 garrafas.
O Rosé Reserva 2022, comercializado exclusivamente num pack de três garrafas, encontra-se disponível para aquisição no website da marca, aqui, e nos habituais locais de distribuição, no formato tradicional de 0,75cl.