Palácios Nacionais da Pena e de Sintra acolhem visitas noturnas

0

Iniciativa decorre a 6 de dezembro no Palácio da Pena e no dia seguinte no Palácio de Sintra, marcando o arranque das celebrações dos 30 anos da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade pela UNESCO

Precisamente 12 meses antes do 30º aniversário da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade pela UNESCO, os Palácios Nacionais da Pena e de Sintra vão abrir à noite, nos dias 6 e 7 de dezembro, respetivamente, para assinalar o arranque da programação, que inicia o ano que vai celebrar esta data em 2025.

Fotografia: PSML / Wilson Pereira

O Palácio Nacional da Pena receberá visitas noturnas no dia 6 de dezembro, sexta-feira, entre as 19h00 e as 22h00, em seis slots horárias (19h00 / 19h30 / 20h00 / 20h30 / 21h00 / 21h30), com visitação limitada. A abertura de portas do Parque da Pena está marcada para as 18h30, com o acesso ao Palácio a fazer-se exclusivamente através do transfer. A título excecional, os portadores de bilhete para esta visita noturna ao Palácio Nacional da Pena poderão circular na Calçada da Pena e estacionar nos parques na estrada de acesso à entrada principal do Parque.

No Palácio Nacional de Sintra, as visitas noturnas decorrem no dia 7 de dezembro, sábado, em duas slots horárias, às 19h00 e às 20h30. Para além da visita ao monumento, os participantes terão, ainda, a oportunidade de assistir à atuação da Associação Danças com História, que realiza duas apresentações, na Sala dos Cisnes, às 19h30 e às 21h00. Recorrendo aos trajes da nobreza e ao cancioneiro dos séculos XV e XVI, este grupo sintrense apresenta danças medievais e renascentistas.

Os ingressos para estas aberturas noturnas têm o custo simbólico de 1€ e vendem-se exclusivamente na bilheteira online da Parques de Sintra.

É desta forma que se inaugura a programação celebrativa dos 30 anos da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade da UNESCO, preenchida com uma programação especial “PH30”, que inclui 30 ações durante os 12 meses que medeiam entre o atual mês de dezembro e o do ano próximo, culminando, nessa ocasião, na Festa SINTRA PH30.

Trata-se de uma celebração que liga passado, presente e futuro, com foco especial nos jovens, pois o seu papel na preservação do valioso património que constitui esta Paisagem Cultural é crucial.

Para ir de encontro às preferências e interesses deste público-alvo, a celebração SINTRA PH30 assenta numa programação inovadora, divertida, desafiante e digital, sempre com os olhos postos no conhecimento e no futuro.

Abraçando parte da programação habitual da Parques de Sintra, como as visitas encenadas, as atividades de educação ambiental ou o Jazz em Monserrate, dá especial destaque à dimensão natural da Paisagem Cultural de Sintra, privilegiando dinâmicas ao ar livre, explorando a relação mais espontânea e muito atual com a natureza. Por outro lado, as ações centradas no património edificado são marcadas pela aventura e pelo mistério.

Hoje, dia 6 de dezembro, é divulgada a programação, nomeadamente o SINTRA PH30 através da plataforma online (ph30.parquesdesintra.pt) criada especialmente para a programação dedicada aos mais jovens.

As celebrações do 30º aniversário da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade pela UNESCO são da responsabilidade da Parques de Sintra, Câmara Municipal de Sintra e Fundação Cultursintra.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.