Fundação José Saramago: Rotas | Percursos | Passeios literários

0

A Fundação José Saramago, seguindo uma linha de programação iniciada há alguns anos, disponibiliza neste ano de 2025 um conjunto de Rotas, Percursos e Passeios Literários.

Roteiro Literário Levantado do Chão
1º Percurso – 24 de maio
2º Percurso – 20 de setembro
3º Percurso – 25 de outubro

O Roteiro Literário Levantado do Chão liga os concelhos de Lisboa, Montemor-o-Novo e Évora, através de uma rede de percursos composta por três percursos temáticos, que se dividem em duas Grandes Rotas (GR) e três Pequenas Rotas (PR), abrangendo um total de vinte e seis pontos de interesse interpretativo sobre a obra «Levantado do Chão», de José Saramago.
A proposta do Roteiro Literário Levantado do Chão consiste em dar a conhecer os lugares onde os episódios mais marcantes da obra se desenrolam, através de uma contextualização histórica e social dos seus temas, onde se incluem testemunhos sobre as mulheres e os homens que inspiraram as principais histórias e personagens do enredo de «Levantado do Chão». Convida, também, a conhecer os aspetos biográficos relacionados com a estadia de José Saramago em Lavre, localidade para onde o autor se deslocou em 1976, e onde se documentou para escrever aquele que viria a ser o seu primeiro grande romance.

De Lisboa ao Seixal a bordo com Saramago
23 de março
Com ponto de partida na Fundação José Saramago (FJS) e tendo como destino o Seixal, este percurso pretende estabelecer relação entre os dois locais através da vida e obra do Prémio Nobel Português. Com visita à FJS e leituras a bordo, o passeio termina no Seixal, onde, dependendo de datas marcantes e/ou efemérides assinaláveis no calendário saramaguiano, se realizará uma visita a um dos equipamentos culturais do município.

Rota Resistência e Memória – De Saramago a Lorca
25 a 30 de março
“Recordar é viver e manter os sonhos vivos” José Saramago

Experiências, histórias, testemunhos e conhecimento, com passagem por Sevilha, Málaga e Granada, assim se faz a Rota de Saramago a Lorca.
Falamos de história, partilhamos leituras, homenageamos os que disseram não, damos significado à expressão “para que Nunca Mais se repita”.

Percurso – Lisboa – “Antes da Liberdade, o fascismo passou por aqui.”
Peniche – Uma prisão levantada em Museu
26 de abril
A partir de algumas obras de José Saramago e de diferentes testemunhos construímos um caminho entre alguns locais da repressão fascista em Lisboa.

Complementamos este percurso com a visita ao Museu da Resistência, em Peniche, inaugurado em 2024.

Passeio de Lisboa a Azinhaga
21 de junho
O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever, assim se referia José Saramago ao seu avô Jerónimo Melrinho num dos seus discursos de Estocolmo. A Fundação José Saramago organiza um passeio de Lisboa até à Azinhaga, terra natal dos avós Jerónimo e Josefa e do seu neto José Saramago, para conhecer melhor as suas origens e as realidades da terra que os viu nascer.

Passeio no Tejo com Saramago
12 de julho
A liberdade de imprensa, a liberdade de organização política é o mínimo que podemos ter, porque a partir daí começa a riqueza espiritual e cívica do cidadão autêntico. José Saramago, in «José Saramago nas suas palavras»
A Fundação José Saramago organiza Passeios no Tejo com Saramago, recordando outros passeios de outras épocas em que falar em liberdade não era permitido. Agora, propomos conversas com ponto de partida na obra e na vida de José Saramago, a bordo de barcos típicos do Tejo.

Percurso – Lisboa, onde o mar se acabou e a terra espera, a partir de «O Ano da Morte de Ricardo Reis»
15 de novembro
Percurso – Mas não subiu às estrelas se à terra pertencia… e a Lisboa, a partir de «Memorial do Convento»
5 de abril e 5 de julho
Início dos percursos na sede da Fundação José Saramago – Casa dos Bicos, com visita guiada à Fundação

Rota – Resistência e Memória – De Saramago a Miguel Hernández
16 a 19 de outubro
“o poeta que bateu às portas” José Saramago

Para que haja futuro, sabemos hoje, mais do que nunca, que é urgente ir em busca da memória colectiva.
Esta é uma proposta de caminho para unir experiências, histórias, testemunhos e conhecimento que nos permitem valorizar e manter a memória dos povos desta península.

“Después del amor, la tierra. Después de la tierra, todo.” Miguel Hernandez

Rota – Memorial do Convento
22 de novembro
A Literatura transforma-se em Vida
Pela primeira vez em Portugal, um livro dá origem a uma rota cultural. Memorial do Convento renasce assim em forma de rota cultural e histórica, que é, simultaneamente, uma homenagem a José Saramago.
A Rota estabelece um percurso entre a Casa dos Bicos e o Largo da Igreja de Cheleiros, num total de 58 Km. Estrutura-se através dos bens imóveis classificados existentes nos municípios de Lisboa, Loures e Mafra. Em Lisboa, o Terreiro do Paço (Monumento Nacional) e a Casa dos Bicos/Fundação José Saramago (Monumento de Interesse Público); em Loures, Santo Antão do Tojal, o Palácio dos Arcebispos (Monumento de Interesse Público); e, em Mafra, o Real Edifício de Mafra (Monumento Nacional e Património Mundial da UNESCO).

Ao longo deste percurso o visitante/turista é convidado a percorrer as linhas geográficas do romance.

Entre Casas, de Lisboa a Lanzarote
30 de novembro a 7 de dezembro
A Fundação José Saramago organiza em 2025 a terceira edição da viagem que junta dois pontos fundamentais para a vida e obra de José Saramago.
Visitaremos espaços que o Prémio Nobel português fez seus, espaços onde escrevia, lia, onde recebia amigos, e sempre com a paisagem única de Lanzarote e com o trabalho de César Manrique em fundo.

Informações e reservas através do e-mail: apoio@josesaramago.org

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.