Parque Nacional da Peneda-Gerês, 29 de Setembro
Desactivadas há cerca de 30 anos, as Minas de Carris, onde se extraía Volfrâmio e Molibdénio para apoiar o esforço de guerra nazi durante a 2ª guerra mundial, consituiam um complexo mineiro, agora abandonado. Situadas num local ermo, a cerca de 1500m de altitude, estavam dotadas de um conjunto de edifícios e equipamentos que lhe permitiam laborar em isolamento.
Apesar da sua estrutura estar em ruína, estão implantadas no local de incrível beleza. É esse local que o levamos a visitar.
O nosso percurso inicia-se na Portela do Homem. Depois de atravessarmos o centenário carvalhal da Mata da Albergaria cruzamos a Ponte de S. Miguel e damos início à subida pelo antigo caminho de acesso à mina. Embrenhamo-nos no Vale do Rio Homem onde, rodeados de imponentes maciços rochosos, podemos observar belas lagoas de água limpa e cristalina até atingirmos a Mina. Almoçamos e regressamos pelo mesmo caminho, tranquilos e cheios daquele bem-estar que só os locais onde quem manda é a natureza nos podem transmitir.
Mais informações em: www.heritageandnature.pt